Diferenças entre Amilenismo, Pré-Milenismo, Pós-Milenismo e Dispensacionali

Diferenças entre Amilenismo, Pré-Milenismo, Pós-Milenismo e Dispensacionalismo

 Daniel Conegero

Amilenismo, Pré-Milenismo, Pós-Milenismo e Dispensacionalismo, são termos que confundem muita gente, ainda mais sabendo que a escatologia está longe de ser algo de fácil compreensão, principalmente por tratar de assuntos que estão relacionados ao futuro.

De forma geral, podemos considerar que essas quatro escolas escatológicas dividem opiniões entre os cristãos evangélicos, embora que, mesmo dentro de cada escola, não é raro encontrar quem discorde um do outro. Um fator que complica ainda mais é a presença de estudiosos e líderes teológicos que se posicionam de “lados” diferentes. 

O que podemos afirmar com certeza é que, todo mundo, de uma forma ou de outra, se encaixa dentro de uma dessas quatro visões, até mesmo aqueles que nem sabem que essa divisão existe. 

Para facilitar o entendimento de quem tem alguma dúvida, vejamos abaixo as principais diferenças entre Amilenismo, Pré-Milenismo, Pós-Milenismo e Dispensacionalismo nos pontos fundamentais da escatologia bíblica.

Segunda Vinda de Cristo:

Ressurreição dos Mortos:

O Anticristo:

A Grande Tribulação:

O Julgamento:

Igreja e Israel:

Milênio:

Existe também uma variação do Dispensacionalismo conhecida como Dispensacionalismo Progressivo, e ganhou força principalmente nos últimos 20 anos. Essa visão é bem diferente do Dispensacionalismo Clássico e defende a Segunda Vinda de Cristo como sendo pós-tribulacional e o fato de Deus ter apenas um povo, ou seja, rejeita a completa distinção entre Israel e a Igreja feita pelo Dispensacionalismo Clássico. 

Fonte: estiloadoracão.com