Por Que os Mortos Ressuscitarão Primeiro?

Por Que os Mortos Ressuscitarão Primeiro?

 Daniel Conegero

Dizer que os mortos ressuscitarão primeiro significa que os crentes em Cristo que morrerem antes do arrebatamento da Igreja, não ficarão de fora desse momento tão aguardado na história da redenção. Na verdade, eles não apenas não perderão esse grande evento, mas serão os primeiros participantes dele.

Por isso o texto bíblico diz que quando o Senhor descer dos céus ao ressoar da trombeta de Deus, “os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e assim, estaremos para sempre com o Senhor” (1 Tessalonicenses 4:16,17).

Os crentes que já morreram participarão do retorno de Cristo

Foi o apóstolo Paulo, ao escrever aos crentes de Tessalônica, quem explicou que os mortos ressuscitarão primeiro. Os crentes tessalonicenses aguardavam ansiosamente o retorno de Cristo, pois entendiam que esse seria o grande clímax da história da redenção.

No entanto, os cristãos tessalonicenses se preocupavam com a ideia de que algum crente fiel pudesse perder esse acontecimento. Na verdade, a preocupação deles era especialmente com os cristãos que, porventura, viessem a morrer antes do dia da volta de Jesus. Eles estavam perturbados com a possibilidade de a morte impedir o encontro dos crentes com o Senhor. Em outras palavras, eles tinham medo que os cristãos falecidos perdessem o retorno de Cristo.

Foi tendo em vista esse contexto que Paulo escreveu uma exortação sobre a situação dos mortos em Cristo diante da realidade da vinda do Senhor. Nesse sentido, ele explicou que não havia motivo para os crentes ficarem perturbados ou entristecidos no tocante aos cristãos que já dormem no Senhor. Inclusive, nesse ponto Paulo usou a figura do sono como uma metáfora muito comum para se referir à morte do corpo (1 Tessalonicenses 4:13).

Portanto, ao invés de tristeza, Paulo ensinou que os crentes deviam ter esperança. Isso porque a ressurreição de Cristo consiste no fundamento da certeza de que a morte não será capaz de destruir a bem-aventurança eterna do crente ao lado do Senhor. Em outras palavras, tal como Cristo morreu e ressuscitou, assim também os crentes que já morreram também serão ressuscitados e participarão do momento do retorno de Cristo (1 Tessalonicenses 4:14). Por esse motivo os cristão devem consolar uns aos outros com essa verdade (1 Tessalonicenses 4:18).

Os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro

Então à luz dessa verdade, Paulo expôs justamente o princípio de que os mortos ressuscitarão primeiro. Primeiro ele disse que a palavra do Senhor garante que os que estiverem vivos no momento da volta de Cristo, de modo algum precederão os que dormem.

Com isso, talvez o apóstolo estivesse corrigindo algum ensino equivocado que afirmava que os crentes que estivessem vivos na volta de Cristo seriam mais abençoados do que aqueles que já estivessem mortos. Mas Paulo afirma que esse tipo de distinção não existirá, pois tanto os crentes que estiverem vivos quanto os crentes que já estiverem mortos, todos participarão juntos da volta de Cristo e da plenitude da bem-aventurança eterna.

Depois, o apóstolo finalmente afirmou que “os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro”, e imediatamente em seguida os cristãos vivos também serão arrebatados juntamente com eles, para que, todos juntos, possam desfrutar da presença do Senhor para sempre (1 Tessalonicenses 4:17).

Nessa parte é importante entender uma classificação teológica a respeito da Igreja do Senhor. Considerando a doutrina bíblica sobre a Igreja, a teologia aborda a totalidade do povo de Deus em duas perspectivas: Igreja triunfante e Igreja militante.

A Igreja triunfante é formada pelos fieis que já concluíram sua carreira nesta terra e agora estão vitoriosos juntos do Senhor. Já a Igreja militante é formada pelos fieis que ainda estão vivos nesta terra, combatendo o bom combate da fé. Não se tratam de duas Igrejas, mas de uma só Igreja vista sob duas perspectivas.

Os mortos ressuscitarão primeiro pela fé em Cristo

Então quando o texto bíblico fala que os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro, isso inclui todos os crentes de todas as épocas. Até mesmo os crentes que viveram antes do ministério de Cristo, ainda no período do Antigo Testamento, também estão incluídos nessa promessa de que os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro. Se os crentes que viveram a partir do tempo do Novo Testamento morreram crendo no Cristo que já veio, os crentes que viveram antes do tempo do Novo Testamente morreram crendo no Cristo que haveria de vir.

Por isso a promessa de que os mortos ressuscitarão primeiro, ou melhor, os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro, é uma promessa que testifica que nenhum redimido ficará de fora do tão esperado dia do retorno do Senhor Jesus Cristo.

Fonte: estiloadoracao.com