A Doutrina da Trindade

A Doutrina da Trindade

AO norte do império Romano, havia a igreja dos arianos, que era dos Godos e Ostrogodos.

O imperador ficou com medo que os cristãos dos arianos pregassem em território romano, e sua população deserdasse.

Então eles inventaram a doutrina da trindade.

No fundo, a trindade é uma anti-doutrina, por que ao invés de definir Jesus como Deus, ela simplesmente cria uma indefinição , ao dizer que

"Jesus é Deus, mas Jesus não é Deus"

Se trata de um belo jogo de palavras para condenar qualquer pessoa que afirme "Jesus é Deus" - Essa pessoa seria acusada de não crer na Trindade, por que não fez o jogo de palavras que o imperador mandou "Jesus é Deus, mas Jesus não é Deus"

Se arianos pregassem em território romano, certamente diriam "Jesus é Deus", como qualquer cristão faria, e seriam acusados de heresia e mortos.

Meteram fogo nos escritos dos arianos, e católicos tiveram que inventar um "motivo doutrinal" por terem inventado a trindade à pedido do imperador, então acusaram os arianos de uma série de coisas que nunca fizeram, e de erros que eles nunca acreditaram.

Muitos grupos de cristãos foram atacados por não serem submissos ao imperador, e depois se escreveu desculpas, que eles eram hereges, e que acreditam nisso ou naquilo errado.

Católicos X Arianos, essa talvez tenha sido a primeira briga de denominações cristãs que se tem notícia.

Foi pura política esse negócio de trindade, como boa parte dos debates doutrinas sempre foi motivado por divisões políticas e vaidades de lideranças. É provável que os monofisistas estejam certos. A idéia grega de Deus sempre atrapalhou uma fé de origem e conceitos semíticos.

Cristãos sempre creram na divindade de Jesus, pois "Rabino", "Mestre" ou "um grande homem", outras religiões, ou o próprio judaísmo já reconhecia Jesus à muito tempo, como reconhece até hoje.

Dois seres? Trindade? Unicistas?

Tudo errado, continua as idéias gregas. Não poderá nunca interpretar uma fé semítica, com idéias gregas, permanecerá para sempre no debate unicistas x trinitarianos

Deus não é um ser, mas antes se manifesta em 3 planos

Deus em sua essência é incognoscível ao homem natural, por isso é dito que ninguém nunca viu Deus. Uma coisa que se encontra em todos os lugares ao mesmo tempo não pode ser visto por um ser que se encontra apenas em um único lugar de cada vez.

Mas Ele se dá a manifestar em outro plano elevado, em podemos chamá-lo de Cristo

E Cristo se dá a manifestar num plano sobrenatural, metafísico, um plano extra-sensorial, que seria o Espírito Santo

São 3 emanações diferentes, em 3 planos diferente, 3 inteligências diferentes, mas é a mesma Coisa agindo

Pode se fazer uma analogia com o Templo:

O Santo dos Santos, nunca visto pelos leigos, que se manifesta ao Lugar Santo

O Lugar Santo pode ser visto pelo leigos, e se dá a manifestar ao Átrio

O Átrio, é aonde os fiéis podem entrar

Por isso é dito que Cristo tabernaculou entre nós, ou seja, se manifestou nesta dimensão como um corpo humano.

Após sua ida aos céus, retornou ao seu local de origem, sendo Mediador de Deus.

O único "ser" é o Cristo, por ter encarnado e ter corpo, mas Ele pode usar seus poderes além de tal

E o Espírito Santo é o plano mais próximo à humanidade, se manifestando nos fiéis. E aos infiéis, é Ele que os ilumina para salvação, e nisso se dá com 3 formas:

Iluminação irrestrita: É salvo

Iluminação restrita: Pode escolher ser quer ser salvo, ou não.

Trevas: Vai pro inferno

Por isso, há aqueles que são salvos, aqueles que podem ser salvos, aqueles que escolheram em não serem salvos, e aqueles que nunca serão salvos, pois há chamado para a perdição, e chamado para a salvação.

Crer na divindade de Cristo é o acesso para o primeiro plano, onde o Espirito Santo habita na pessoa, que se torna em outra

Nesse plano, o Cristo se dá a apresentar espiritualmente ao mortal, e quando o mortal desencarnar, como Cristo é o Mediador, o espírito do mortal vai à este segundo plano, na qual, se apresenta O Incognoscível, Deus

João 5:39 Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim

Aquele que não quer crê na Escritura, nunca crerá em Jesus - Ele mesmo disse isso, então, eu não duvido

PERGUNTA DO PASTOR DE SEMPRE

Se ninguém viu Deus, esses versículos se contradizem?

1Tm 6:16 - aquele que possui, ele só, a imortalidade, e habita em luz inacessível; a quem nenhum dos homens tem visto nem pode ver; ao qual seja honra e poder sempiterno. Amém.

Gn 12 7 - Apareceu, porém, o Senhor a Abrão, e disse: À tua semente darei esta terra. Abrão, pois, edificou ali um altar ao Senhor, que lhe aparecera. 

.

Ex 33 11 - E falava o Senhor a Moisés face a face, como qualquer fala com o seu amigo. Depois tornava Moisés ao arraial; mas o seu servidor, o mancebo Josué, filho de Num, não se apartava da tenda.

.

Ex 24 9 - Então subiram Moisés e Arão, Nadabe e Abiú, e setenta dos anciãos de Israel, e viram o Deus de Israel, e debaixo de seus pés havia como que uma calçada de pedra de safira, que parecia com o próprio céu na sua pureza.

RESPOSTA

1Tm 6:16 - aquele que possui, ele só, a imortalidade, e habita em luz inacessível; a quem nenhum dos homens tem visto nem pode ver; ao qual seja honra e poder sempiterno. Amém. 

Aqui fala da essência de Deus, incognoscível 

Gn 12 7 - Apareceu, porém, o Senhor a Abrão, e disse: À tua semente darei esta terra. Abrão, pois, edificou ali um altar ao Senhor, que lhe aparecera. 

.

Ex 33 11 - E falava o Senhor a Moisés face a face, como qualquer fala com o seu amigo. Depois tornava Moisés ao arraial; mas o seu servidor, o mancebo Josué, filho de Num, não se apartava da tenda.

.

Ex 24 9 - Então subiram Moisés e Arão, Nadabe e Abiú, e setenta dos anciãos de Israel, e viram o Deus de Israel, e debaixo de seus pés havia como que uma calçada de pedra de safira, que parecia com o próprio céu na sua pureza. 

Esses versos do Velho Testamento falam de Deus na totalidade

O Novo Testamento não precisa falar como o Velho, pois que Cristo encarnou, e todo o pessoal da região "viu Deus" andando por lá.