vanessa rodrigues - "Slag Splashing" e o Laboratório de Simulação de Processos
Abril 29, 2022
Abril 29, 2022
Olá, pessoal da EQ! Como estão? Espero que bem!
A equipe da SemprEQ me chamou para contar um pouquinho da minha experiência de IC no LASIP (Laboratório de Simulação de Processos). Fiquei bem feliz com o convite, já que essa experiência foi uma virada de chave nas minhas atividades e preferências como estudante de Engenharia.
Um fator que sempre me chamou atenção no curso de Engenharia Química foi a vasta possibilidade de atuação/conhecimento em diferentes áreas: de cosméticos a combustíveis; de processos industriais a gestão. Contudo, indecisa e curiosa que sou, não sabia ao certo por onde começar minha atuação nesse universo de possibilidades. E essa inquietude foi um fator decisivo para buscar uma IC. Isso porque estava no 3° período e não aguentava mais estudar tanta derivada, integral, geometria analítica, fórmulas, fórmulas e mais fórmulas matemáticas extremamente abstratas que não faziam sentido algum com aquilo que eu mais queria: entender como formam/como são os processos daquilo que me rodeia diariamente.
Com esse incômodo, fui em busca de alguma experiência onde eu pudesse ver algo relacionado a processos na prática. A alternativa mais próxima naquele momento era uma IC. E essa foi a minha porta de entrada neste vasto universo de conhecimentos.
Iniciei um projeto na área de siderurgia no LASIP com a professora Aline Lima da Silva, a mestranda da época Inamara Amanda Souza e mais duas estudantes também da graduação. Durante este projeto, estudamos um recorte do processamento do aço a partir de simulações a frio no equipamento que tem no laboratório de escala equivalente ao industrial. No LASIP, realizávamos testes a frio no convertedor BOF (ou convertedor LD) para otimizarmos a técnica "Slag Splashing" que visa a manutenção de refratários de conversor BOF utilizando escória siderúrgica.
Simulação computacional da técnica Slag Splashing
Iniciei um projeto na área de siderurgia no LASIP com a professora Aline Lima da Silva, a mestranda da época Inamara Amanda Souza e mais duas estudantes também da graduação. Durante este projeto, estudamos um recorte do processamento do aço a partir de simulações a frio no equipamento que tem no laboratório de escala equivalente ao industrial. No LASIP, realizávamos testes a frio no convertedor BOF (ou convertedor LD) para otimizarmos a técnica *"Slag Splashing"* que visa a manutenção de refratários de conversor BOF utilizando escória siderúrgica.
Minhas atividades consistiam em apoiar a mestranda a realizar a matriz de testes planejada. Utilizávamos óleo de soja simulando a escória siderúrgica, testávamos diferentes parâmetros (como a altura da lança de gás, a vazão do gás e a viscosidade da “escória”) e analisávamos sua interação para definir a combinação ótima que garantiria a projeção e escoamento lento do óleo nas paredes do equipamento. Isto é, estudávamos a combinação ótima dos parâmetros operacionais para que a indústria pudesse prolongar a vida útil do revestimento interno do convertedor LD.
Simulação a frio com (a) 10% de fração sólido; (b) 20% de fração sólido; (c) 30% de fração sólido
Atualmente, não sigo na área científica mas sim na área de processos. Sou estagiária de Qualidade e Processos na RHI Magnesita e atuo com refratários para distintas aplicações, dentre elas para conversor LD. A IC me permitiu experimentar e saber o que eu realmente gostava. Na época, estudava um processo específico (e adorava!) e hoje sei que gosto da área de Processos. Vejo que esta é uma área da Engenharia mais dinâmica e que posso aprender constantemente vendo processos industriais, posso me deparar com fatos novos e impactar positivamente a partir de meus conhecimentos.
Tenho um carinho enorme por essa experiência e todos aqueles que estiveram comigo aqueles meses. Agradeço especialmente à Brenda Gurgel, à Luiza de Magalhães e à Rejane Guerra pela parceria, pela resiliência em concluir os testes e atingir os ótimos resultados. Não é possível mensurar o quão importante foi esta experiência, apenas digo que sou grata por ter trabalhado com toda a equipe do LASIP.
Vanessa Rodrigues de Medeiro Santos, ingressa em 2018/2. Abril 29, 2022
Tem interesse em descobrir mais do mundo da iniciação científica? O Kaio contou sobre sua experiência em pesquisa em Cristolagrafia, confira!