Da Entalpia à Empatia: Os Desafios de um Engenheiro Químico
Felipe Paixão Cristelli, Ago 4, 2020
Felipe Paixão Cristelli, Ago 4, 2020
Os atuais desafios que envolvem a entrada de um engenheiro recém-formado no mercado de trabalho são diversos. Grande parte das oportunidades de emprego demandam experiência profissional e/ou vivência em determinada área, exigências que naturalmente que não foram concluídas ao longo do período da graduação. Encaro este convite da SemprEQ como uma oportunidade de poder compartilhar um pouco da minha jornada e, desta forma, ajudá-los neste importante processo de entrada no mercado de trabalho.
Em uma ordem cronológica, o primeiro ponto é referente ao ciclo básico: as aulas de cálculo, geometria, álgebra, equações diferenciais sempre são acompanhadas de uma recorrente exclamação: “Não vamos usar isso nunca!”. Ledo engano. Na minha época de ICex jamais conseguiria entender, mas hoje vejo com clareza o quanto os primeiros anos do curso ajudam no desenvolvimento do raciocínio lógico, no entendimento de processos, sendo um diferencial ao longo das fases posteriores. Não menosprezem esta etapa, pois é a base de tudo que vem pela frente, inclusive após a formatura.
Esta mesma linha de pensamento também é aplicada ao ciclo profissional, desde as intermináveis aulas práticas, passando pelas operações unitárias, até as complexas termodinâmicas e cinéticas. Naturalmente, este conteúdo não será integralmente utilizado nas carreiras profissionais, mas o entendimento teórico e o processo aprendizado são raízes sólidas para o início e desenvolvimento da carreira profissional.
Sempre que possível, participem de trabalhos de iniciação científica e monitorias. Nem sempre as bolsas serão atrativas e por vezes serão até mesmo inexistentes. Contudo, são experiências valiosas que solidificam e aperfeiçoam os conhecimentos relacionados à área da pesquisa. Independente da área de atuação, o estudo e a pesquisa nunca estarão separados de um profissional de sucesso, que deve buscar o aperfeiçoamento de forma constante.
Contudo, além da parte teórica – um pré-requisito para entrada no mercado de trabalho - habilidades complementares podem tornar-se grandes diferenciais. Experiência e conhecimentos acerca de relacionamentos interpessoais, liderança e trabalho em equipe são muito bem vistos nos processos seletivos. Não deixem de participar de atividades extracurriculares ao longo da graduação. Diretórios acadêmicos, empresa júnior, grêmio, equalizar são algumas opções dentro da E.Q. que certamente contribuirão para o desenvolvimento destas habilidades de gestão. Posso afirmar com tranquilidade que a experiência como presidente do Grêmio em 2010 foi determinante para meu crescimento pessoal e um gatilho para o interesse em aspectos de liderança e trabalho em equipe.
Sobre minha experiência profissional, são dez anos (um ano de estágio na LafargeHolcim e nove anos de Cenibra) no mercado de trabalho. Iniciei minha carreira como engenheiro de processos, depois especialista e há pouco mais de três anos exerço a função de coordenador, cuja atuação tem um foco majoritário em gestão de pessoas. Se há um aprendizado principal que absorvi ao longo deste período, este é o seguinte: valorize as pessoas. Independente do seu cargo ou da sua função, tenha sempre como objetivo ajudar a tornar o trabalho das pessoas ao seu redor mais prazeroso. Preocupe-se com o bem estar dos seus colegas e da sua equipe e tenha isso como um valor. Seja sempre um facilitador. Além de contribuir para o resultado da sua empresa/instituição, a satisfação das pessoas será uma constante motivação para o seu trabalho.
Devemos ser muito gratos pelo privilégio da oportunidade de estudar de forma gratuita em uma universidade grandiosa como a UFMG, em um curso concorrido como a Engenharia Química e temos a obrigação de retribuir este investimento para a sociedade. A melhor forma de atingimento deste objetivo é a busca pela excelência em nossas carreiras.
Felipe Cristelli, formado em 2011. Ago 4, 2020
Gostou do texto do Cristelli? Tem um texto muito legal sobre os engenheiros que trabalham no exterior!! Vem conferir!