Experiência como um Estrangeiro mo curso
Percy Manu, Fev 19, 2021
Percy Manu, Fev 19, 2021
Hello EQ, meu nome é Percy Owusu-Ansah Manu. Eu sou de Gana e atualmente estou no 6o período do curso. Como um estrangeiro, a primeira pergunta que todo mundo faz para mim é “porque você escolheu fazer faculdade no Brasil?”. As pessoas ficam surpresas quando respondo que é porque eu queria o desafio de estudar uma nova língua e eu sempre fui fascinado com a cultura do Brasil.
Antes de começar o curso, tive que aprender português em oito meses na faculdade de letras da U.F.M.G porque a única coisa que eu sabia falar em português era ‘olá’. Depois disso, fiz uma prova de proficiência chamada Celpe Bras, em que tive que passar para começar o curso. Isso foi uma das coisas mais difíceis que já fiz na minha vida: aprender uma nova língua em oito meses. No início do curso, foi um pouco difícil entender o que os professores falavam na aula porque não tinha aprendido o português necessário para estudar engenharia química, apenas para me comunicar em geral. Durante a primeira semana do 1o período, não sabia como falar os elementos químicos em português e nem a maioria das palavras de química. Tinha que aprender isso tudo sozinho e foi um desafio. Aprendi novas coisas a cada semana e com esforço e persistência, consegui passar em todas as disciplinas do primeiro período.
O 1o período do curso me ensinou que nada é impossível. Por causa da minha experiência, comecei uma iniciativa de ensinar os alunos estrangeiros o português necessário para fazer um curso na U.F.M.G para facilitar suas vidas durante o início do curso. Aprendi mais coisas a cada semestre, especialmente com as aulas laboratoriais e com a Semana da Engenharia Química. Como engenharia química oferece um amplo campo de atuação, no 4o período, consegui uma iniciação científica no departamento de engenharia metalúrgica onde, juntamente com um aluno de mestrado, desenvolvemos membranas cerâmicas avançadas e novos adsorventes cerâmicos. Devido ao fato de que eu gosto muito dos trabalhos laboratoriais, isso foi uma experiência inesquecível e me ensinou as técnicas e métodos científicos relacionados à síntese de materiais cerâmicos. Agora eu posso dizer que eu entendo tudo que é ensinado na aula e estou gostando muito do curso. A cada dia eu recebo novos ensinamentos e aprendo algo novo.
Percy Manu, Ingresso em 2018/1. Fev 19, 2021
Gosto de ler sobre a experiência do Percy aqui no Brasil? Então, não deixe de conferir o texto da Luísa Campolina sobre suas decisões no curso.