Lara Tannus - Relato de estágio
grupo arcor
Abr 09, 2021
Abr 09, 2021
O Grupo Arcor está inserido no ramo de Guloseimas, Chocolates, Alimentos e Biscoitos, produzindo tortuguita, butter toffees, além de biscoitos como wafer e maisena. A companhia conta com mais de 40 plantas industriais na América Latina e comercializa seus produtos em mais de 120 países.
A planta em que faço estágio está em Contagem e realiza a produção de biscoitos, contando com marcas como Aymoré e Triunfo. Iniciei meu estágio em Janeiro de 2020 e o processo seletivo focou na análise de currículo e entrevistas, sendo muito relacionado à cultura da empresa, que valoriza bastante a comunicação com as pessoas em detrimento de resultados em provas. Por isso, foi muito importante eu ter pesquisado antes os valores da companhia para fazer uma boa entrevista.
O meu estágio é em Engenharia de Processos, área muito conectada com a produção, o que me permitiu adquirir um bom conhecimento em outros setores, como segurança do trabalho e qualidade, além de desenvolver muito minha comunicação, pois o contato com os operadores é essencial para se conhecer bem o processo. Meu dia a dia conta com análise de indicadores relacionados a perdas, realização de testes em linha e acompanhamento de ocorrências para identificação da causa raiz, sempre focando na melhora dos processos.
A Engenharia Química está presente na análise de problemas de linha, sendo fundamental conhecer o funcionamento dos equipamentos para solucionar uma ocorrência. A exemplo, temos um trocador de calor na câmara de fermentação do cracker, sendo a temperatura dessa sala essencial para se obter um produto com dimensões e características organolépticas adequadas. Assim, podemos relacionar variações no produto final a uma possível ineficiência do trocador de calor devido a presença de incrustações, conforme estudado em sala de aula. Além disso, na realização de testes em linha, é preciso usar estatística para se desenhar um experimento que entregue resultados confiáveis para embasar, por exemplo, mudanças na formulação do biscoito.
Minha experiência na Engenharia de Processos tem sido muito boa e, apesar de eu ter curiosidade de conhecer outras atuações da Engenharia Química com as quais tenho contato no meu estágio, como Pesquisa e Desenvolvimento e Engenharia de Projetos, é uma área que eu ficaria feliz em continuar e que recomendo muito, por ser bastante dinâmica e desafiadora, além de permitir um ganho de conhecimento nos diversos setores de uma indústria.
Lara Tannus, ingressa em 2017/1. Abr, 09, 2021
Quer ler outro relato de estágio? O Ítalo contou um pouco da sua experiência na RHI-Magnesita, não deixe de conferir!