A Engenharia Química na UFMG por

minhas vivências

Clara Hosken, Mai 13, 2022

Falar da minha experiência com o curso começa um tempinho antes de entrar na UFMG. Já no início do ensino médio, sabia que gostaria de cursar Engenharia Química e sempre tive certeza que não iria para outra Universidade a não ser a UFMG. Mas, quando terminei o ensino médio em 2016, não tive nota suficiente no ENEM para cursar o curso que eu queria na universidade que eu queria. Então, resolvi ingressar em Engenharia Metalúrgica, a graduação que tinha a grade curricular mais parecida com a nossa. Estar em contato com o ambiente universitário já é por si só uma excelente experiência, mas, com um semestre de curso, percebi que não era o que eu queria de fato e que, para o próximo ano, iria tentar ingressar na Engenharia Química novamente.

Assim, no meu terceiro período, conciliei as matérias da UFMG com os estudos para o ENEM e entrei para a Engenharia Química em 2019/1. Logo que entrei no curso, um primeiro desafio foi lidar com uma grade curricular, cursando as matérias do terceiro e do quarto período. Ficava um pouco aflita com os meus horários, mas vi que o tempo livre entre aulas me permitia explorar novas oportunidades dentro da UFMG.

Dentre o universo de possibilidades que a universidade nos oferece, escolhi a Mult. Lembro ainda de quando, recém ingressa no curso, várias pessoas da minha nova sala faziam parte da Mult e me incentivaram a tentar o processo seletivo. Já sabia que não tenderia a atuar na área acadêmica e me inscrevi no PS da Mult, com o interesse de ter uma vivência do ambiente empresarial. Fui aprovada para o processo trainee e já nessa fase, fui apresentada a várias informações e conteúdos que eu desconhecia, como aprender sobre o Movimento Empresa Júnior. Com o fim do trainee, fui aprovada e alocada na Mult como assessora de Marketing no semestre de 2019/2.

Enquanto assessora de Marketing, fui responsável pelo inbound da empresa e reestruturação de processos, além do gerenciamento das redes sociais e do blog da Mult. Além disso, no meu primeiro semestre de empresa, me envolvi ao máximo nas oportunidades que a Mult me oferecia e não posso deixar de citar uma das melhores experiências da minha trajetória universitária: o Encontro Nacional de Empresas Juniores (ENEJ) de 2019, em Gramado, no Rio Grande do Sul. Viajamos em um grande número de pessoas da empresa para o evento, onde estivemos imersos em palestras e conteúdos voltados para o contexto do Movimento Empresa Júnior (MEJ). No ENEJ, refleti sobre os meus próximos passos na Mult e decidi me candidatar para Vice-Presidência e Presidência (PVP) da empresa.

Mult no ENEJ em Gramado

Me candidatei e fui eleita para assumir a Vice-Presidência do primeiro semestre de 2020. Tanto na Vice-Presidência quanto na Presidência, fui responsável, em linhas gerais, pela condução do Planejamento Estratégico da Mult em seu primeiro ano, além do acompanhamento dos indicadores gerais da empresa, definição de metas, fortalecimento da cultura organizacional e acompanhamento da Diretoria Executiva da empresa.

Fotos da troca de gestão da Mult em 2019/2

Além das atribuições que citei na PVP, alguns desafios foram fundamentais para a minha trajetória. Vou destacar o primeiro e, talvez, o mais difícil deles, que foi ser parte dos responsáveis por conduzir a transição da Mult para o modelo remoto com a pandemia da COVID-19. Sempre estivemos acostumados com uma rotina presencial, frequentando a sala da Mult no prédio da Inova e trabalhando muito juntos.

Adotamos as reuniões virtuais que hoje parecem uma alternativa óbvia e simples, mas que, no início da pandemia, não foram uma tarefa tão fácil. Passamos por momentos difíceis de alcance de metas e da mesma forma que todo o mundo, nos reinventamos em meio ao caos. Sem dúvidas, foi um ano extremamente desafiador e, apesar de todas as dificuldades, no final de 2020, tivemos como resultado o melhor ano da empresa em número de projetos e em faturamento, além do alcance das nossas metas internas. Com isso, organizamos um evento para comemorar os bons resultados do ano, o que com certeza foi um dos momentos mais felizes para mim na minha trajetória na Mult. Saí da Mult no final de 2020 e lembro principalmente do sentimento de satisfação em ter vivido tudo o que vivi lá.

Reunião da Diretoria Executiva da Mult em 2020/1

Reunião online da Mult em 2020/1

Jantar de comemoração dos resultados em 2020

Além disso, enquanto estive na Vice-presidência e Presidência da Mult, fui responsável pelo acompanhamento e contato com as parcerias da empresa, o que me trouxe ao meu momento profissional de hoje: o estágio na EloGroup. A EloGroup é uma empresa que entrega consultoria, integrando tecnologia, analytics e gestão, visando destravar o potencial de organizações tornando negócios estrategicamente digitais. Conheci o universo da Consultoria enquanto participei da Mult e, dentre as diversas áreas que a Engenharia Química nos oferece, essa foi uma que me identifiquei e que escolhi para trabalhar.

No meu estágio na Elo, atuei em projetos de transformação e mapeamento de processos para diferentes segmentos de mercado. Assim, ainda que não atuando na indústria, percebia a Engenharia Química, enquanto Engenharia de Processos, aplicada no meu dia a dia, em diversos momentos onde o mindset de gerenciamento de processos que o curso nos traz fez diferença em momentos do meu dia a dia.

Trabalhar na Elo me desafia e me motiva de forma constante. Sinto que aprendo diariamente e que me formo enquanto uma profissional mais capacitada no mercado de trabalho.

Comemoração dos 15 anos da EloGroup no escritório em BH

Paralelo às experiências que citei, vivemos todos os desafios da adaptação da universidade ao modelo de aulas remotas. Pessoalmente, senti uma falta grande das aulas presenciais, dos momentos em laboratório e do aprendizado em sala de aula. Então, no meu último ano de curso, ressalto por fim o quanto ainda quero vivenciar ao máximo a minha experiência universitária e, principalmente, reviver experiências que apenas o dia a dia presencial nos oferece e das quais estivemos distante nos últimos semestres.

Nesses anos de curso, vivi desafios, tive grandes aprendizados, me aproximei de pessoas incríveis e, com certeza, sou extremamente grata pelas minhas experiências na Engenharia Química na UFMG.

Clara Hosken, May 13, 2022.

Incríveis são as experiências da Isabela e sua devoção às iniciativas da faculdade, não é mesmo? Não deixe de conferir também outro texto que representa devoção ao curso: da Cecília, onde ela conta como é sua experiência ao conciliar a vida materna com a sua vida acadêmica!

Quer compartilhar um pouquinho da sua trajetória na EQ? Manda uma mensagem pra gente!