Gabriela netto - Relato de estágio 

peers

Abril 28, 2023

Tudo começou quando passei para o segundo semestre da faculdade e, após passar seis meses esperando para começar minha trajetória na UFMG, não poderia estar mais ansiosa para dar os primeiros passos da minha jornada profissional. Assim, no momento que coloquei meus pés no campus, comecei a procurar diversas atividades para explorar e conhecer mais sobre a atuação do Engenheiro Químico. Foi com esse objetivo que acabei encontrando a Mult - Consultoria e Projetos. Estar na empresa júnior foi a melhor primeira experiência profissional que eu poderia ter. Durante meus 2 anos e meio na empresa pude passar por diversas áreas, ter contato com clientes, gestão, conceitos administrativos, jurídicos e financeiros, estratégia… e muito mais! Foi ali que tive certeza que tinha feito a escolha certa na Engenharia Química mas ainda me faltava experiência no mundo corporativo real. 

À medida que eu saía da empresa júnior, com muito mais habilidades de soft e hard skills, fui capaz de conseguir um bom estágio em uma empresa consolidada no mercado, a ArcelorMittal. Trabalhando na área de Inteligência e Estratégia de Metálicos aprendi e vivi no dia-a-dia como funciona uma área de gestão enquanto ainda estava em contato direto com a prática da produção de aço na maior siderúrgica do país. Diariamente enfrentei desafios para entender a correlação entre o mercado nacional e internacional e os impactos a curto, médio e longo prazo na produção de aço da nossa empresa. Um grande desafio que enfrentamos, por exemplo, foi a Guerra da Ucrânia e as consequências da falta de matéria prima e subsequente aumento dos preços no mercado siderúrgico nacional. Neste período, diversas estratégias foram traçadas para remediar a situação, enquanto através de análise de dados fizemos previsões do comportamento do mercado em relação à preços e disponibilidade de material. 

Além de olhar para inteligência de mercado, uma grande parte do meu trabalho era analisar resultados internos, traçar estratégias de gestão e utilizar ferramentas como o Power BI para facilitar a tomada de decisão gerencial. Durante o meu estágio, tive um apoio muito forte de pessoas com muitos anos de experiência nestas áreas que me ajudaram enormemente a me desenvolver no business intelligence

Não só conheci muito sobre a parte gerencial da empresa como também tive a incrível oportunidade de conhecer uma usina siderúrgica e uma das mais antigas do país! No ano passado, a maravilhosa equipe de Embaixadores da Inovação ofereceu a mim e outras estagiárias um tour do início ao fim da produção na Usina de João Monlevade, o que foi uma experiência incrível! Poder conhecer a produção, ver a matéria-prima virando aço e depois o tratamento para finalização do produto foi realmente um privilégio que todos deveriam ter durante a trajetória acadêmica. Essa visita técnica facilita muito no entendimento dos processos siderúrgicos e suas particularidades, coisas que aprendemos na disciplina de Processos Industriais mas que ali pudemos ver na prática.

Porém, por mais que trabalhar em uma empresa muito tradicional tenha sido extremamente importante para minha consolidação como profissional, ainda sentia falta de uma rotina dinâmica e o aprendizado constante em diversas áreas, típico do Engenheiro Químico. Foi assim que comecei a buscar novas oportunidades no setor de consultoria, uma área que eu já tinha contato pela empresa júnior e que tinha desenvolvido uma grande afinidade.

Após muitos (muitos mesmo!) processos seletivos com milhares de dinâmicas online, testes e entrevistas, escolhi a Peers - Consulting & Technology para ser meu próximo passo profissional. A minha escolha foi baseada principalmente na cultura e valores da empresa, que demonstravam ter muito fit com o que eu queria para um ambiente de trabalho. O Jeito Peers me conquistou antes mesmo de eu começar o meu estágio e agora, tenho ainda mais certeza de que fiz a escolha certa pois estou em um local onde realmente vive a “A experiência é o que fica”.



Atuando como Consulting Intern, estou conseguindo ter a vivência que eu queria: dinamicidade, transparência e muito aprendizado em uma das empresas de consultoria que mais crescem no Brasil (segundo o Ranking "The Americas’ Fastest-Growing Companies 2023). Tanto na atuação nos projetos ou em momentos internos da empresa, uma grande prioridade da Peers é justamente a capacitação dos membros, o que é algo que valorizo imensamente. Por exemplo, todas as últimas sextas-feiras dos meses toda a empresa não trabalha para os clientes e se dedica exclusivamente a fazer treinamentos gerais, muito massa, né?

Até então só estive dedicada a um projeto, em uma área muito diferente de tudo que já havia trabalhado na vida, o mercado financeiro. Por isso, todos os dias representam um grande crescimento para mim com inúmeros aprendizados. Estou tendo contato com conceitos importantes que nunca fui exposta na faculdade e que acredito ser de suma importância para o trabalho do consultor. E, mesmo sendo algo distante de mim, a todo momento existem pessoas me amparando para ajudar, indicando conteúdos para leitura, capacitações internas e muitos alinhamentos para garantir o meu aproveitamento no projeto!


Além dos projetos, algo muito forte dentro da Peers e que com certeza engrandece o meu estágio é a atuação em uma das muitas Frentes Internas da empresa. Todos os membros da empresa têm que participar de alguma frente para desenvolvimento da empresa, no meu caso, estou alocada na parte de Estratégia e Gestão. Nesta área posso aplicar um pouco do meu conhecimento obtido na Mult, mas ampliando sempre para uma empresa sênior em pleno crescimento!

Nesses e em muitos outros pontos, consigo ver claramente a cultura da empresa saindo do papel e do seu Planejamento Estratégico e indo de ponta a ponta dentro da empresa, fazendo com que eu esteja cada vez mais comprometida e apaixonada pelo seu propósito! Por isso até que estou sempre tentando trazer meus amigos e colegas de sala que estão buscando trabalhar com consultoria para a Peers, porque me sinto extremamente acolhida aqui e sei que é um lugar onde poderei prosperar como profissional.

Espero com esse relato eu tenha conseguido transmitir um pouco das diversas oportunidades que tive durante o início da minha trajetória profissional e o quão importante foi a UFMG e as portas que me foram abertas por essa universidade através das iniciativas extracurriculares. E assim, se depois desse relato alguém tiver ficado com vontade de conhecer mais sobre a Peers e o nosso Jeito Peers de ser (espero que sim!) ou a minha experiência no estágio, se sintam mais do que à vontade para me procurar para conversarmos! :)

Gabriela Netto, ingressa em 2019/2. Abril, 28, 2023


Tem interesse em estagiar na área da Engenharia Química ?  Confira o relato do Rafael, sobre seu estágio na Sunew, no setor de laminação.

Quer compartilhar um pouquinho da sua trajetória na EQ? Manda uma mensagem pra gente!