Bate-papo com Calouros 2016/1

Abr 7, 2016

Durante a primeira semana de abril, o SemprEQ esteve com os calouros de Engenharia Química durante a aula de Introdução à Engenharia Química para realizar mais uma ação integradora. O encontro teve como objetivo apresentar o fórum aos novos alunos do curso, mostrar nossos propósitos e promover um bate-papo descontraído.

Para isso, contamos com a presença de convidados muito especiais, como a professora titular do Departamento de Engenharia Química (DEQ), Vanessa Lins, com o aluno Filipe Quintiliano, e com a ex-aluna Daniela Mancini, atual profissional da Magnesita.

Os alunos, bastante interessados, fizeram perguntas sobre importantes assuntos da engenharia química como, por exemplo, a grade curricular do curso, quais são as matérias optativas disponíveis, quais são as oportunidades extracurriculares oferecidas pela universidade e quando podem iniciá-las, além de dúvidas em relação à profissão do engenheiro químico no atual mercado de trabalho.

"O encontro com os calouros foi muito produtivo. Apesar da timidez natural de alguns, que levaram a uma interação não tão intensa, creio que eles foram encorajados a participar de iniciativas como Equalizar, Mult Jr, Grêmio, dando sua contribuição e recebendo em troca benefícios como experiência profissional, aprendizagem de trabalho em equipe, como enfrentar e vencer desafios, etc. A experiência do Filipe e da Daniela foram enriquecedoras. O SemprEQ é muito importante ao inserir os ex-alunos na vida acadêmica, contribuindo na inserção dos atuais alunos no mercado de trabalho e de estágio, e trazendo o retorno à Universidade sobre qual o perfil de engenheiro o mercado necessita e contrata. ”

-- Professora Vanessa Lins

“Fiquei muito contente com o convite do SemprEQ para ir conversar com os calouros. Há alguns anos, era eu que entrava, cheio de dúvidas, nesse universo todo novo e via alguns alunos sendo apresentados para nós como uma espécie de referência para os demais. Dar a mim a oportunidade de ir trocar ideia com o pessoal que está entrando agora me deixa com o ‘indício’ de que as escolhas que fiz durante a caminhada foram, de fato, escolhas bacanas, afinal.

Aquela hora e meia em que, ao lado de outros convidados, falei sobre oportunidades, escolhas e objetivos, me fez ver que o leque de opções que temos é tão grande quanto o tamanho da nossa receptividade a elas.

Em outras palavras, quero dizer que confesso ter participado de várias iniciativas aqui, mas pude, uma vez mais, ver naquela conversa que existiam muitas outras coisas que poderia ter feito, muitos outros caminhos a seguir. Existe muita coisa dentro da Escola de Engenharia e tantas outras, fora. Porque creio que o cerne do conceito de “universidade” é justamente este: congregar pessoas num mesmo lugar, para que possam propor soluções em conjunto. Ser parte de uma comunidade UNIVERSITÁRIA é extrapolar as fronteiras de sua Escola. Do contrário, se fosse para ficarmos enfurnados em nossas próprias faculdades, não precisaríamos de universidades, não é?

Foi, realmente, um tempo agradável que passamos ali e espero ter conseguido transmitir essa mensagem para os mais novos. Sentir-se parte de algo é o primeiro passo para começar a fazer a diferença, onde quer que estejamos.”

-- Filipe Quintiliano

Contando com a Equipe SemprEQ e com a experiência e o conhecimento dos convidados, que possuem diferentes realidades em relação ao curso, a roda de discussão foi engrandecedora!


Abr 7, 2016. Texto editado em 17 de março de 2018

Gostou do evento que organizamos para os calouros 2016/1? Marcamos presença também na Mostra Sua UFMG de 2019, vem conferir o que rolou!

Quer compartilhar um pouquinho da sua trajetória na EQ? Manda uma mensagem pra gente!