Entrevista - Arthur Parreira
Mar 31, 2014
Mar 31, 2014
Buscando conhecer mais sobre ponto de vista, objetivos e expectativas dos alunos em relação ao SemprEQ, fizemos uma entrevista com o aluno Arthur Parreira, que esteve presente desde o início da construção desse projeto. Arthur já se envolveu em diversas atividades dentro da Universidade, como a Mult Jr, Grêmio e o programa ENG200, foi uma pessoa fundamental para o desenvolvimento do projeto e por isso gostaríamos de saber um pouco mais sobre quais são os seus objetivos e sonhos com o SemprEQ. Confira na entrevista abaixo:
Por que você se interessou em participar deste projeto?
“Primeiramente, junto com outros alunos, ex-alunos e professores, percebi que havia uma falta de comunicação entre essas partes. Dessa forma, vi a oportunidade de tentar reaproximar os egressos do curso com a Universidade, para que esses possam estar mais presentes e então, contribuir com o desenvolvimento do curso e o fortalecimento da Engenharia Química.”
Quais são as expectativas dos alunos com o SemprEQ?
“Os alunos ainda não conhecem a fundo os objetivos do SemprEQ, mas acreditam que vão poder conhecer mais a história do curso e ter um maior contato com os ex-alunos. Dessa forma, acreditamos que o projeto pode funcionar, também, como uma ponte entre a Universidade e o mercado de trabalho (onde os egressos estão).”
Para você, o que este projeto pode impactar para os alunos, ex-alunos, professores e o curso de Engenharia Química?
“Para os alunos, acredito que, de alguma forma, conhecendo mais os profissionais formados na UFMG, podemos ter um maior conhecimento sobre o que um Engenheiro Químico realmente faz. Para os egressos e professores, é uma oportunidade de ocorrer uma reaproximação e reconhecimento da história de vida de pessoas que fizeram o mesmo curso que a gente e que contribuíram para o desenvolvimento dele. Além de ser uma forma importante de resgatar a identidade do curso e o sentimento de pertencer a um grupo.”
O que você julga ser necessário para que este projeto tenha sucesso?
“Tanto alunos, ex-alunos e professores, acreditem nos objetivos do SemprEQ e que eles contribuam e se envolvam de alguma forma para o desenvolvimento do projeto. Acredito que, só assim, será possível dar prosseguimento ao Fórum.”
Mar 31, 2014. Texto editado em 23/03/2018