Natural do Rio de Janeiro, Odette Vieira Gonçalves de Souza graduou-se em Engenharia Química pela Escola Nacional de Química da Universidade do Brasil (atual Universidade Federal do Rio de Janeiro), em 1963. Na década de 1960, fez parte de uma das primeiras turmas da COPPE-UFRJ, onde também lecionou algumas disciplinas.
Ainda na década de 60, Odette mudou-se para Belo Horizonte e integrou o corpo docente de Engenharia Química da UFMG. Foi professora da área de Operações Unitárias da Indústria Química por 30 anos, em especial dos processos de transferência de massa e calor.
Professora Adjunta do Departamento de Engenharia Química da Escola de Engenharia da UFMG, aposentou-se em 1994. Ao longo de sua carreira acadêmica, coordenou diversas pesquisas e estudos relacionados com sua área de atuação, além de ser uma das precursoras na organização do Encontro Brasileiro sobre o Ensino de Engenharia Química (ENBEQ).
Por conta de sua pró-atividade e envolvimento, Odette cita-se como responsável por “colocar a UFMG no mapa da Engenharia Química do Brasil”. Nesse contexto, trabalhou para que professores do departamento cursassem doutorado no exterior com o objetivo de garantir a qualificação do corpo docente no DEQ-UFMG.
Foi Presidente do Conselho Superior da Associação Brasileira de Engenharia Química (ABEQ), Chefe do Departamento de Engenharia Química da UFMG e Consultora de órgãos e empresas como a Finep, Cemig e CNPq, além de ser diretora executiva da Fundep entre os anos de 1990 e 1994.
“Quando conheci a Professora Odette, a primeira impressão foi de uma professora brava, rigorosa, que falava alto e até nos deixava meio assustados. Depois veio a impressão que realmente ficou na nossa lembrança: uma pessoa alegre, expansiva, que sempre estava disponível para nos orientar, chamar nossa atenção e compartilhar com a gente suas experiências. Quando passei de aluna a colega, pude compreender e admirar melhor a Odette. Ela é essa pessoa grande, sincera, verdadeira, de voz alta, mas coração doce, confiável e justa. Hoje, pra nós, os coleguinhas, ela não é só nossa amiga e companheira dos almoços no Ponteio, Odette é aquela pessoa que nos enche de mimos, doces, chás, caixinhas de uvas-passas e revistas do Verdemar, é nossa conselheira de viagem e de qualquer outro assunto que esteja na pauta."
-- Maria das Mercês
“A Prof. Odete Vieira deve ser homenageada e sempre lembrada porque foi uma pessoa com valores raros hoje em dia. Pelo seu porte físico, era temida por nós estudantes e por muitos professores. Mas atrás da voz potente e da presença marcante, tinha uma pessoa doce, amiga, capaz de defender os amigos com unhas e dentes. Apesar de ter apenas Mestrado, era uma Doutora, visionária, que tinha uma visão da importância da pesquisa como poucos. Impulsionou a pesquisa no Departamento criando um planejamento para a capacitação dos professores em pós-doutorado. Colocava sua opinião com firmeza, mas aceitava as opiniões contrárias com muita dignidade. Como disse, tinha valores raros hoje em dia como a transparência, honestidade, era uma pessoa em quem se podia confiar. Faz muita falta no DEQ nossa queria e inesquecível Odette! Professora que honrou nosso Departamento e nossa Escola!!!!"
-- Vanessa Lins
“Tive o prazer de ser aluno da Prof. Odete já no ciclo profissional, ainda no prédio da Rua Espírito Santo. Naquele ponto do curso estávamos já buscando estágios e identificando campos de maior interesse, com que tivéssemos maior identificação. Com a Prof. Odete aprendi sobre as operações de destilação, torres e seus equipamentos auxiliares, curvas de equilíbrio líquido/vapor e mais outros mistérios da termodinâmica. Embora minha carreira profissional tenha tomado outros rumos, com a Prof. Odete aprendi a metodologia da investigação dos problemas que se apresentavam, a enxergar o conteúdo através das equações e tabelas, em suma aprendi a aprender. Entendo que nenhuma outra atividade de um mestre pode ser mais enriquecedora do que essa e devo meus agradecimentos a esta excelente pessoa e professora, que foi um modelo de profissional para minha referência. Minha carreira me levou a outros campos de conhecimento, onde sempre apliquei o que aprendi no período em que fui aluno da Prof. Odete. A ela, os meus cumprimentos e agradecimentos de um ex-aluno realizado em sua profissão."
-- Valmy Artus Gomes de Oliveira, turma UFMG 02/1978