foque nos resultados e tenha humildade

Henrique Oliveira, Out 23, 2020

Sempre nos dizem que uma das vantagens do nosso curso é que nos capacita para atuar em diversas áreas.

E na minha família não foi diferente: somos 4 engenheiros químicos egressos da UFMG. Se meu pai trabalhou na indústria de refratários por mais de 40 anos e minha tia, na indústria de lubrificantes por 20 anos; meu irmão mais novo está liderando projetos na siderurgia há 8 anos e por fim, eu já venho percorrendo uma trajetória de mais de 10 anos na indústria química.

Como sempre tive facilidade com matemática e química, vi na engenharia química uma boa escolha para minha graduação. Foi um curso bastante desafiante do ciclo básico até o fim, necessitando muita dedicação com os estudos e bons relacionamentos com os professores. Nos 5 anos de vida acadêmica, foquei também em fazer boas amizades: e temos muita facilidade para tanto com a Copa EQ, o Grêmio e os ChuEQ. Tive também a oportunidade de fazer algumas iniciações científicas, que foram importantes para decidir que não queria seguir a vida acadêmica!

E mesmo na minha atuação na indústria química, eu pude fazer um pouco de tudo. Comecei na engenharia de processos, e 3 anos depois tive meu primeiro desafio de gestão de equipes como coordenador de produção.

A mudança para São Paulo me permitiu assumir de vez o papel de gerente de projetos, e já há 5 anos venho participado de projetos em supply chain, vendas e comunicação, tendo liderado projetos no Brasil e em outros países.

Na empresa onde trabalho atualmente, sou responsável pela gestão de projetos estratégicos em operações na América Latina. Tem sido uma excelente oportunidade para pôr à prova toda minha experiência tanto em manufatura quanto em logística/cadeia de suprimentos. Para empenhar nossos projetos, diariamente estou em contato com colegas de diversos países e de outras equipes como RH, finanças, vendas, P&D.

O que me ajuda é sempre ser focado em resultados. Em fábrica, nós e nossas equipes fazemos muitas propostas de melhorias e estamos sempre trazendo ideias novas. Mas o que é imprescindível para o bom profissional de engenharia, é saber quantificar essas melhorias, seja em ganhos de capital, seja em volume de vendas, nível de serviço, indicadores de segurança.

Na minha visão, o curso de graduação foi um capacitor. As pós-graduações ajudaram muito a moldar a forma de pensar. Mas o grande aprendizado que tive sempre foi com as equipes com quem trabalhei, dos mais diversos backgrounds. Vejo que se o curso é muito bom e te coloca na frente de portas importantes, é a sua humildade que vai abri-las...

Henrique Oliveira, formado em 2009. Out 23, 2020

Além da humildade, a empatia também se faz importante. Entenda melhor com o texto do Felipe Cristelli: da entalpia a empatia.

Quer compartilhar um pouquinho da sua trajetória na EQ? Manda uma mensagem pra gente!