GEOVANNA OTONI - CRQ

Out 16, 2020

O Conselho Federal e Regionais de Química foram criados em 1956 pelo presidente Juscelino Kubitschek, o que regulamentou o exercício da profissão de químico no Brasil. Os conselhos regionais são braços menores do conselho federal e têm a finalidade de fiscalizar profissionais e empresas, observando se eles estão cumprindo as leis. Para quem não sabe, as principais atribuições dos Conselhos Regionais de Química são registrar os profissionais e expedir a carteira profissional, examinar reclamações e representações sobre serviços de registro e das infrações e fiscalizar o exercício da profissão, impedindo e punindo as infrações à lei.

Outra dúvida comum é a respeito da diferença entre Conselho e Sindicato. Os Conselhos têm por função regular, orientar e fiscalizar a atividade profissional. Já os Sindicatos representam e defendem os interesses dos profissionais, lutando pela melhoria das condições de trabalho e remuneração e garantindo todos os direitos trabalhistas previstos em lei.

Todos os técnicos, tecnólogos, licenciados e bacharéis em Química, Química tecnológica, engenharia Química e outras engenharias como a de Alimentos, a Metalúrgica e a Têxtil, além das instituições e empresas industriais, comerciais e de prestação de serviço devem ser registrados nos Conselhos de Química. A falta de registro no CRQ implica no exercício ilegal da profissão e está sujeito às sanções previstas na Lei.

A área de atuação do meu estágio é no setor de auxiliar administrativo da gerência no Conselho Regional de Química e uma das minhas principais atividades é a elaboração de Pareceres Técnicos. As empresas ou profissionais que estão registrados ou foram autuados pela fiscalização executando atividades relacionadas à área da Química nos termos da Lei 2800/56, Resoluções Normativas expedidas pelo Conselho Federal de Química, Decretos Lei, Resoluções Ordinárias ou Portarias, protocolizam requerimentos de cancelamento ou suspensão de registro. Quando a solicitação é feita por profissionais, analisa-se o cargo, o número da Inscrição na C.B.O (Classificação Brasileira de Ocupações), e mediante descrição das atividades, expede-se o Parecer Técnico. No caso das empresas, analisa-se o Relatório de Vistoria, e o Contrato Social, alteração contratual (se houver), e com base nas legislações vigentes, tais como a Resolução Normativa Nº105, que dispõe sobre a identificação de empresas cuja Atividade Básica está na área da Química, elabora-se o Parecer Técnico, avaliando a necessidade de manutenção do Registro e do profissional naquele local para o desenvolvimento e produção com segurança e confiabilidade. Posteriormente, os pareceres são encaminhadas às reuniões Plenárias, compostas por vários Conselheiros, entre estes, Técnicos, Bacharéis, Licenciados, Químicos Industriais, Engenheiros Químicos, para avaliação e decisão sobre a obrigatoriedade ou não, das empresas e dos profissionais manterem-se registrados nos termos da legislação em vigor.

Outra atividade que realizo é a análise dos pedidos de dispensa de anuidade, paralisação e cancelamento do registro por profissionais. De acordo com a Resolução Normativa 284, os profissionais registrados que estejam desempregados e sem qualquer fonte de renda podem solicitar dispensa do pagamento da anuidade desde que comprovem o desemprego por meio do envio de cópia autenticada em cartório da carteira de trabalho. Para a paralisação e o cancelamento do registro, Resolução Normativa nº 178 dispõe que o profissional deve comprovar de que não atua em nenhum ramo da química, quer na qualidade de empregado ou autônomo. Além da cópia da carteira de trabalho, ele deve devolver a Carteira Original do CRQ. Caso o profissional volte a exercer atividades profissionais na área da Química, o profissional deve comunicar ao CRQ e realizar a reativação do seu registro. Assim, caso o profissional se enquadre nas normas citadas acima, elabora-se um ofício deferindo o pedido e a solicitação é enviada ao Plenário do Conselho para aprovação.

O CRQ possui vários estagiários e desde que eu entrei senti que somos bastante valorizados. Os supervisores dão bastante suporte e autonomia para os estagiários, além de estarem dispostos a sanarem todas nossas dúvidas ou dificuldades, o que demonstra que confiam no nosso potencial.

Geovanna Otoni, ingressa em 2016/2. Out 16, 2020

Você tem interesse em estagiar na área de Engenharia Química? Saiba mais sobre a experiência na Arcelor Mittal com o texto da Louise Groenner!

Quer compartilhar um pouquinho da sua trajetória na EQ? Manda uma mensagem pra gente!