Edenilson - Hatch

Abr 30, 2020

No segundo semestre de 2018, quando eu cursava o sétimo período, iniciei a minha procura por estágios. Orientado por uma experiência recente de trabalho no Laboratório de Operações Unitárias (LabOP) da UFMG, eu foquei minhas buscas iniciais em empresas da área de extração e beneficiamento de minérios. Uma delas foi a Hatch, uma empresa multinacional de consultoria e projetos de engenharia, sediada em Mississauga, no Canadá.

Durante o processo seletivo, foram testadas habilidades como raciocínio lógico, trabalho em equipe, desenvolvimento de soluções inovadoras, comunicação e fluência em inglês. Neste momento, minhas participações anteriores em atividades complementares revelaram-se muito valiosas, por terem me proporcionado a possibilidade de desenvolvimento em diversas dessas áreas.

Após a aprovação no processo seletivo, fui integrado à equipe do escritório de Belo Horizonte, que trabalha no desenvolvimento de projetos de mineração e metais. O setor do qual participo desde então é a disciplina de Processo, que possui atuação acentuada nas etapas iniciais dos projetos, com enfoque na definição de rotas produtivas, elaboração de fluxogramas, efetuação de balanços de massa e energia, dentre outras atividades. A vivência nos projetos me proporcionou a oportunidade de ter contato com diversos tipos de processos produtivos, como os de beneficiamento de ferro, nióbio e potássio. Por ser uma empresa global, vivenciei também a experiência do worksharing com especialistas do mundo inteiro, que, em sua maioria, são bem acessíveis e dispostos a ajudar.

À medida em que adquirimos experiência, o trabalho de um estagiário na Hatch torna-se mais semelhante ao dos engenheiros. Muitas vezes, tarefas desafiadoras que envolvem conhecimento técnico adquirido no curso nos são exigidas, o que é um dos fatores que me motiva. Apenas para citar um exemplo, já me foi solicitado o dimensionamento de um espessador de polpa para um determinado projeto. Nessa ocasião, os meus materiais de Operações Unitárias A serviram como base para a execução da tarefa, complementado por bibliografias complementares fornecidas pela Hatch.

Por fim, a experiência na Hatch serviu para comprovar ainda mais a visão que eu já tinha do Engenheiro Químico como um profissional muito versátil. Em determinadas ocasiões, ingressamos em frentes de trabalho interdisciplinares, por termos essa capacidade de adaptação. Além disso, em muitos dos projetos realizados, a disciplina de Processo é a responsável pela confecção relatório final, justamente por ter um conhecimento mais global acerca de todas as atividades realizadas.


Edenilson Silva, aluno da turma 2015/2. Abr 30, 2020

Quer saber mais sobre a experiência dos alunos em estágios? Confira aqui!

Quer compartilhar um pouquinho da sua trajetória na EQ? Manda uma mensagem pra gente!