rafael reggiani - Relato de estágio
sunew
Mar 04, 2022
Mar 04, 2022
Em agosto de 2012 inicia-se o meu ciclo como aluno de graduação em Engenharia Química. Apesar dos primeiros períodos dedicados ao ciclo básico, vivenciei a oportunidade de um contato mais próximo com o DEQ graças a uma bolsa de iniciação científica do Programa Jovens Talentos. Na ocasião, tive a oportunidade de colaborar na área de polímeros focada em estudos de modelos estruturais de redes poliméricas termossensíveis. Além deste contato acadêmico, tive a chance de participar da organização de duas edições da Semana de Engenharia Química, evento no qual desenvolvi habilidades interpessoais e de negociações muito importantes no crescimento profissional.
No fim do primeiro semestre de 2016, através do site Central de Oportunidades em Engenharia (UFMG), me candidatei para uma vaga de estágio no setor de Laminação da Sunew. Foram 3 etapas no processo seletivo, duas conversas com o gestor imediato e o gerente de produção, além de um teste prático, que consistiu em testes para percepção da visão analítica através do Excel e da adaptação com as atividades do setor produtivo.
A Sunew é uma spin-off do CSEM Brasil fundada em 2015, após anos de estudos em eletrônica orgânica, especificamente em filmes fotovoltaicos orgânicos (OPV). O OPV é um filme flexível, semitransparente e sustentável que tem a capacidade de gerar energia em novos espaços e produtos, impulsionando ainda mais a autonomia energética e a visão de sustentabilidade.
A produção de OPV é composta por duas etapas principais: Impressão – deposição de camadas orgânicas capazes de gerar energia elétrica através da luz – e Laminação – encapsulamento para proteção contra agentes degradantes.
O setor de Laminação abrange três macro processos: preparação, encapsulamento e finalização do OPV. As duas primeiras etapas são realizadas em máquinas rolo a rolo com faca rotativa, nip rolls, máquina codificadora e entre outros periféricos.
As principais atividades durante o início do meu estágio foram focadas no desenvolvimento do processo de produção, como a parametrização dos equipamentos recém-chegados, que uma vez integrados, facilitariam o cumprimento dos nossos projetos. Já que o processo é constituído de materiais poliméricos, compressão envolvendo temperatura e reações catalisadas, o conhecimento adquirido na graduação me proporcionou uma maior facilidade para compreensão da tecnologia e proposição de melhorias. Após a definição do processo produtivo inicial, o foco foi direcionado ao desenvolvimento das atividades administrativas e de padronização do setor de produção, como criação de procedimentos operacionais padrão, controle de insumos e qualidade.
É relevante dizer, que apesar de ser um estagiário, as responsabilidades e a possibilidades de crescimentos são de um engenheiro formado. Recebi a importante missão de ser o representante e agente da transformação do setor de Laminação durante a implementação do Programa de 5S na Sunew, focando na disseminação do conhecimento da metodologia e sendo responsável pelas ações para desenvolvimento da área.
A oportunidade de trabalhar com Engenharia de Processos sobretudo serviu para provar a importância da visão analítica e direcionada à resolução de problemas que desenvolvi durante a graduação.
Rafael Reggiani, formado em Engenharia Química na UFMG em 2017/2. Mar, 04, 2022