SemprEQ na Mostra Sua UFMG

Isabela Coelho, 2019

Acervo do site Mostra Sua UFMG

Decidir qual curso ingressar na universidade é uma escolha bastante delicada onde muitas vezes nos sentimos perdidos diante de tantas opções, sendo uma decisão muito importante que traça o rumo do nosso futuro. Diante disso, a UFMG realiza anualmente a Mostra de Profissões - Mostra Sua UFMG -, que reuniu aproximadamente 30 mil pessoas no campus Pampulha no dia 25 de maio de 2019.

A Mostra contou com salas interativas, palestras, oficinas e apresentações ao longo do dia e a Engenharia Química não ficou de fora! Tivemos uma sala interativa que contou com a colaboração de alunos, ex-alunos e professores, que organizaram o espaço e apresentaram o curso aos futuros calouros. A sala foi segmentada em quatro estações, uma sobre Universidade, onde foram apresentadas informações relacionadas às disciplinas e ao curso em si, uma sobre experimentos, onde foi apresentado o hidrociclone do LabOP e realizado procedimentos como deposição de cobre, encapsulamento de remédios, entre outros, uma estação sobre as iniciativas da EQ, contando com o GEQLMS, Mult Jr., SEQ, Equalizar e claro, o SemprEQ, e a última sobre mercado de trabalho onde ex-alunos, alunos da pós-graduação e alunos que estão estagiando tiveram um bate papo sobre suas experiências e sobre as áreas que um engenheiro químico pode atuar. Foram essenciais a colaboração dos alunos e ex-alunos que participaram bem como a contribuição dos professores Julio Balarini, Fernando Cotting e Érika Cren na organização da Mostra.

Sala Interativa da EQ

O Rafael Isidoro, aluno da pós-graduação do Departamento de Engenharia Química, foi um dos convidados da estação de mercado de trabalho e deu o seguinte depoimento:

"No último sábado (25/05) ocorreu a mostra Sua UFMG (antiga mostra de profissões). E, como engenheiro químico recém-formado, fui convidado a participar do evento para conversar e tirar dúvidas com os possíveis futuros calouros sobre o mercado de trabalho da EQ. Esse será um dia que carregarei na memória por muito tempo.

Voltar na mostra, depois de tanto tempo foi uma experiência maravilhosa. Em cada aluno que vinha perguntar o que era a EQ eu via um pouco do Rafael vestibulando. E isso ajudava muito na conversa. Eu tinha uma noção do que eles queriam saber justamente por já ter estado no lugar deles.

As perguntas variavam bastante, porém as clássicas sempre estavam presentes: a EQ é muito difícil? Qual a diferença entre EQ, química e química tecnológica? Afinal, o que é engenharia química? E para cada pergunta respondida surgiam outras e a conversa ia fluindo. Nesse tempo de crise, se tornou evidente a vantagem competitiva do engenheiro químico devido à sua versatilidade o que os deixavam bem animados e instigava a mais perguntas sobre as áreas de atuação.

Foi uma experiência engrandecedora. Eu, particularmente, tenho uma afinidade muito grande pela área acadêmica (não por acaso estou no mestrado) e quando surgiam perguntas sobre academia, sobre como fazer pesquisa na UFMG meus olhos até brilhavam. Me lembro de três conversas específicas onde as alunas me disseram que já haviam decidido que queriam seguir carreira acadêmica na EQ. E nessas conversas pude esclarecer várias dúvidas não só relativas a graduação, mas também sobre a pós.

Outro ponto extremamente importante da mostra foi o foco maior na instituição e na sua relação com a sociedade. O nome Sua UFMG evidencia muito bem isso. Dessa forma, tentávamos passar para os vestibulandos uma ideia geral do que é a universidade e como estudar na UFMG te transforma. Você aprende a trabalhar com pessoas que pensam de forma diferente. Você aprende que o trabalho realizado pelo outro é, no mínimo, tão importante quanto o seu. E esse aprendizado é fundamental para um bom trabalho em equipe.

Poder mostrar um pouco do que foi fazer um curso sensacional em uma universidade tão maravilhosa definitivamente não tem preço. Naquele dia aprendi demais. Aprendi mais sobre curso. Aprendi com as perguntas feitas. Aprendi com os outros engenheiros químicos presentes. Em resumo, a mostra fez com que eu gostasse ainda mais da engenharia química. Espero que meu entusiasmo e empolgação tenham servido para atrair os alunos para essa área maravilhosa. E já estou esperando pela mostra do ano que vem onde, se tudo der certo, quero participar novamente!"

O Guilherme Alves também conta pra gente como foi essa experiência:

"Pude conversar com vários jovens que tem o sonho de estudar na UFMG. Os olhos deles brilhavam quando eu contava sobre a grande gama de possibilidades de atuação que a Engenharia Química oferece. Além disso, pude compartilhar sobre o quão transformador é estudar ali. Terminei dizendo que espero vê-los logo logo pelos corredores da Universidade. Saí satisfeito, vendo que muitos deles entenderam que sem investimento em Educação, não há progresso algum."

Quer saber mais sobre as decisões difíceis que nos deparamos em nossa vida? O Eduardo Gomes conta pra gente nesse texto, confere aí!

Quer compartilhar um pouquinho da sua trajetória na EQ? Manda uma mensagem pra gente!