Maria Luiza Reggiani - Vallourec

Set 16, 2018

No quinto período do curso, iniciei a busca por estágio. Ainda um pouco perdida e recém chegada do intercâmbio, ouvia opiniões positivas sobre a Vallourec e o estágio lá. Até então, eu não conheci a empresa, mas sabia que de alguma forma ela estava atraindo a atenção dos estudantes de Engenharia Química, e acabou atraindo a minha também.

A Vallourec é hoje líder mundial na fabricação de tubos de aço sem costura. Além das unidades do Barreiro e de Jeceaba, a Vallourec tem o controle da unidade Florestal e da unidade Mineração, que garantem a integração na cadeia de suprimentos com vantagens estratégicas para a empresa em termos de matérias-primas, fornecendo carvão vegetal e minério de ferro para a usina de Jeceaba. O Grupo Vallourec​ atende principalmente aos setores de energia, petrolífero, industrial, construção civil e automotivo.

Bom, há quase 3 anos recebi um alerta de estágio na Vallourec pelo Vagas.com. O processo de seleção teve início em Abril, contou com testes online de inglês, lógica e conhecimentos gerais. Depois dos testes, tivemos dinâmicas presenciais, mais testes presenciais (lógica, psicotécnico e redação), entrevista com o RH e o famoso painel com o gestor, que consistiu em uma entrevista coletiva com os gestores das vagas abertas. Fui aprovada e admitida em Novembro. Ao todo, foram cerca de 8 meses de processo.

Durante pouco mais de um ano, trabalhei no setor de pesquisa e desenvolvimento. Lá, era responsável principalmente pela supervisão e compilação dos resultados de testes mecânicos e de corrosão (NACE A, DCB, polarização e impedância) de ligas de aço em desenvolvimento. Conduzia também ensaios metalográficos de tamanho de grão e de quantificação de TiN nas estruturas. Os pesquisadores do setor eram especialistas no assunto e procuravam sempre fomentar discussões ricas sobre os projetos. Assim, o período de estágio contribuiu para meu aprendizado principalmente nas disciplinas de Ciência dos Materiais e Engenharia de Corrosão.

Depois de um tempo tive curiosidade de ter uma visão mais global do modelo de gestão de uma empresa do porte da Vallourec e principalmente de entender como as decisões são tomadas do ponto de vista estratégico. Então, decidi sair da área técnica para estagiar no setor de Assuntos Estratégicos da empresa.

No setor, trabalho com a gestão de projetos estratégicos principalmente de redução de custo. Hoje, integro a equipe que gerencia iniciativas de redução de custo logístico dos 3 principais sites da empresa (Barreiro, Jeceaba e Florestal). Na gestão, utilizamos a metodologia Stage Gate para garantir a implementação e efetividade das iniciativas. Além desse, participo também de um projeto que visa a redução da burocracia em todo o processo de mobilização e gestão de terceiros. A experiência de trabalhar em proximidade com a alta gestão da empresa na execução de projetos estratégicos me proporcionou o desenvolvimento de habilidades como autonomia, liderança e a visão global dos processos.

Quer ver mais relatórios de estágios? Clique aqui para ver o texto do Wallace!

Quer compartilhar um pouquinho da sua trajetória na EQ? Manda uma mensagem pra gente!