Relatos do Curso - Nathália Rabelo
Mai 28, 2020
Mai 28, 2020
Oi, EQ! Tudo bem? Meu nome é Nathália Rabelo e atualmente estou no 5° período do curso. Fiquei muito animada quando fui convidada para falar um pouco sobre a minha trajetória na Engenharia Química, porque mesmo que curta, talvez ajude alguém a se decidir quanto às várias alternativas de iniciativas disponíveis durante a graduação.
Meu percurso na Engenharia Química começou desde o ensino médio, quando cursei Controle Ambiental no Cefet-MG. Lá tive muito contato com laboratório e com disciplinas exatas, principalmente matemática e química. Sendo assim, por ter me identificado com as diversas áreas de atuação, inclusive por já ter experimentado algumas delas, foi fácil me decidir quanto à EQ!
Ao chegar na UFMG, no 1° período, quis fazer uma Iniciação Científica. Como já tinha experiência em laboratórios, busquei uma IC no Departamento de Química e foi lá que trabalhei 1 ano com pesquisa e experimentos químicos. Meu projeto foi desenvolvido juntamente com os professores Dayse Martins e Gilson Silva e era sobre a síntese e aplicação de catalisadores metalopofirínicos na degradação de poluentes emergentes. Foi uma oportunidade incrível, que me proporcionou uma vivência na área de pesquisa e química, além de conhecer profissionais muito dedicados e focados em desenvolver tecnologias necessárias no planeta, com qualidade excepcional já até mesmo reconhecida internacionalmente.
Após meu aprendizado no laboratório, tentei participar da Empresa Júnior da Engenharia Química: a Mult! Desde que entrei no curso tive esse desejo e fico diariamente grata por ter sido aprovada. Na Mult, atuei como assessora de RH e atualmente sou a gerente de marketing. Sem dúvidas, sinto que encontrei a área que pretendo atuar ao me formar! De forma geral, tive (e continuo tendo) contato com eventos específicos, projetos e clientes reais, pois fazemos a consultoria de empreendimentos em setores variados da indústria. Além disso, convivo com amigos capacitados e engajados de vários períodos da EQ, bem como com informações e conteúdos que não estão na grade curricular do curso. É uma experiência imperdível!
Posso dizer que agora, na metade da graduação, me sinto cada vez mais empolgada com o curso, tanto por estudar as matérias aplicadas, quanto por já entender em qual área irei seguir!
Nathália Rabelo, aluna da turma 2017/2. Mai 28, 2020