JULIO CÉZAR BALARINI
JULIO CÉZAR BALARINI
QUEM É?
Formado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Durante o período de graduação, fez iniciação científica no Departamento de Química dentro de um projeto para a montagem de um sistema para medidas do coeficiente de difusão, permeabilidade e solubilidade de gases em filmes poliméricos. No ano seguinte ao término da graduação, iniciou seus estudos de mestrado no programa de pós-graduação em Engenharia Química da UFMG. Em 2006, obteve a mudança de nível do mestrado para o doutorado em vista do seu desempenho acadêmico. Durante o doutorado, teve a oportunidade de ser professor substituto no Departamento de Engenharia Química (DEQ) da UFMG, continuando o desenvolvimento da docência, cuja prática lhe é muito cara.
Em 2009, defende sua tese de doutorado, sendo a primeira do programa de pós-graduação em Engenharia Química da UFMG. No mesmo ano, entra no programa nacional de pós-doutorado (PNPD), dando continuidade em seus estudos no DEQ nas áreas de hidrometalurgia, operações de separação e mistura, cinética heterogênea e reatores químicos.
Após o término do pós-doutorado, ingressa em um período exclusivo de prática docência no ensino superior em instituições privadas de ensino (2012 a 2018), primeiramente em Belo Horizonte (MG) e, em seguida, na cidade de São Paulo (SP). Nesse período, lecionou diversas disciplinas da Engenharia Química, como Cinética e Cálculo de Reatores I e II, Termodinâmicas Física e Química, Operações Unitárias, Fenômenos de Transporte, Química Geral, Estatística e outras. Durante sua estadia em São Paulo, trabalhou como analista sênior da gerência de avaliação de um grupo de instituições privadas de ensino superior distribuídas nacionalmente.
Em 2018 retorna a Belo Horizonte para assumir o cargo de professor efetivo do Departamento de Engenharia Química da UFMG. Atualmente, vem atuando na área de lixiviação, extração líquido-líquido, membranas líquidas surfactantes e outros, dentro do grupo de pesquisa Operações e Processos de Separação. Ademais, no ensino superior, vem continuamente se aprimorando, desenvolvendo e aplicando metodologias pedagógicas e recursos para a avaliação do ensino/aprendizagem dentro do curso de graduação.
Linhas de Pesquisas
Hidrometalurgia;
Operações de separação e mistura (lixiviação, extração líquido-líquido, membranas líquidas surfactantes e outros);
Cinética heterogênea e reatores químicos.
Disciplinas Ministradas
Cinética e Cálculo de Reatores I (Graduação em Engenharia Química);
Fenômenos de Transporte II (Graduação em Engenharia Química);
Fenômenos de Transporte (Graduação em Engenharia de Controle e Automação).
Laboratórios
Laboratório de Operações e Processos de Separação.