Filho de Paolo Giuseppe Odoardo Bassoi (Eduardo Bassoi) e Antinesca Tavanti Bassoi, imigrantes italianos falecidos em Botucatu - SP. Nasceu em Porangaba - SP, em 10 de dezembro de 1918.
A partir dos quatro anos de idade, juntamente com a família, morou na Itália, retornando ao Brasil com oito anos de idade, e fixando residência em Conchas - SP, onde concluiu o curso primário.
Em 1932 foi estudar em Tiete - SP, mas em razão da Revolução Constitucionalista, a escola interrompeu suas atividades. Em 1933, veio estudar em Botucatu, no Ginásio Diocesano Nossa Senhora de Lourdes, diplomando-se em 1937.
Cursou o Pré-Juridico no Colégio Rio Branco, em São Paulo - SP. Ingressou na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco (USP), diplomando-se Bacharel em Direito em 1945.
Ingressou no antigo Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Comerciários em 1940, como datilógrafo, passando a Fiscal, por concurso público e depois como Procurador, aposentando-se neste cargo em 1970, como funcionário do INPS, atual INSS.
Em 1946 voltou a residir em Botucatu, exercendo a profissão de advogado durante 54 anos.
Prestou assistência às associações de ferroviários, elaborando seus estatutos e defendendo seus interesses por mais de 20 anos.
Fez política partidária desde 1954, tendo sido eleito por três vezes sucessivas Vereador à Câmara Municipal de Botucatu. Participou da Comissão de Constituição e Justiça. Ocupou a Presidência da Câmara em duas ocasiões (1958 e 1960).
Como vereador, foi autor do requerimento que constituiu a Comissão Pró-Faculdade de Medicina de Botucatu, presidindo-a por duas vezes; e da concessão dos títulos de “Cidadão Botucatuense” ao Professor Carvalho Pinto, Governador do Estado - que criou e iniciou a instalação da Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu, e ao emérito Professor Zeferino Vaz, considerado o ‘arquiteto’ do projeto e da conquista da então Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu (FCMBB).
Foi Deputado Estadual em São Paulo na Legislatura 1967-1971. Ocupou a presidência da Comissão de Justiça da Assembleia Legislativa do Estado. Também obteve doação de material de construção para o início das obras da sede da Ferroviária, e assumiu a presidência da assembleia pública para a posse de Dom Vicente Marchetti Zioni, realizada em Botucatu, que culminou com a elaboração e entrega do documento ao Cardeal Agnelo Rossi, em São Paulo, pela efetiva posse de D. Zioni na Arquidiocese de Botucatu. Em represália, durante uma noite, a janela frontal de sua residência recebeu tiros, causando apenas danos materiais.
Assumiu o cargo de Vice-Presidente no exercício da Presidência da Associação Atlética Botucatuense. Auxiliou no saneamento financeiro do clube e na retomada das obras da piscina, até a sua conclusão, inaugurando-a com a presença dos Aqua Loucos.
Por convocação do Arcebispo Dom Henrique Golland Trindade, presidiu a Comissão de Construção da Capela do Menino Deus, no Bairro Alto.
Participação na conquista e instalação em Botucatu do Laboratório Adolpho Lutz; da criação e instalação da Agencia da Caixa Econômica Estadual na Vila dos Lavradores; da instalação da indústria de fibra de vidro Nauplas, depois Hidroplas; na aquisição da área e instalação da Duratex; e na instalação da indústria de ônibus CAIO.
Foi o fundador, ao lado do amigo Rui Ribeiro, da Associação dos Aposentados de Botucatu, cuja presidência ocupou por dez anos.
Por duas vezes ocupou o cargo de Procurador-Chefe da Prefeitura Municipal de Botucatu.
Foi, por duas vezes, Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, 25o Subsecção de Botucatu.
Em 1998, recebeu o título de “Cidadão Botucatuense” da Câmara Municipal de Botucatu.
Faleceu em Botucatu em 5 de fevereiro de 2014
No mesmo ano, a Casa do Cidadão de Botucatu recebeu o nome de “Vasco Bassoi”.
A sala da Ordem dos Advogados do Brasil - 25o Subseção de Botucatu, no Fórum desta cidade, recebe o nome de “Dr. Vasco Bassoi”.
Hebe Santini Bassoi
Professora do Curso Primário
Nasceu em Botucatu - SP em 13 de maio de 1920, filha de Manoel Fernandes Santini e Hermínia Villas Boas.
Formou-se professora na Escola Normal de Botucatu em 1940.
Casou-se com o Dr Vasco Bassoi em 15 de janeiro de 1949, em Botucatu.
No início de sua carreira profissional, lecionou no curso primário em Domélia, distrito de Agudos - SP, e depois em Anhembi - SP.
Transferiu-se para Botucatu para lecionar no Grupo Escolar Dom Lúcio Antunes de Souza, na Vila dos Lavradores, até a sua aposentadoria.
Faleceu em Botucatu em 29 de setembro de 2020
BASSOI
Antiga família, cujo último nome, uma das mais antigas da Itália, estava presente na área do Mediterrâneo, mesmo antes do nascimento de Cristo. Foram encontradas evidências na Grécia antiga, ao longo das costas do norte da África e, em particular, na península italiana e em Roma. O sobrenome Bassoi teve personalidades eminentes que ocuparam cargos políticos, prestígio militar e civil, sem dúvida contribuindo para o desenvolvimento da cultura e da civilização.
Antichissima famiglia, il cui cognome, uno dei più antichi d'Italia, era presente nell'area del Mediterraneo prima ancora della nascita di Cristo. Se ne ritrovano testimonianze nell'antica Grecia, lungo le sponde dell'Africa settentrionale e, particolarmente, nella penisola italiana ed a Roma. Ivi, infatti, portarono questo cognome eminenti personaggi che occuparono cariche politiche, civili e militari di grande prestigio, senza tacere di coloro che contribuirono allo sviluppo della cultura e della civiltà