Nasceu em Botucatu em 17 de dezembro de 1936. Filho de Domingos Bacchi Primo e Rosa Aversa Bacchi.
Casou-se com Iolanda Coelho Gomes Bacchi com quem teve o filho José Ítalo Bacchi Filho.
Formou-se Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Itu –SP (1972-1975).
Profundo conhecedor do município de Botucatu, José Ítalo Bacchi ou Zé Bacchi como os amigos o chamavam, este homem tinha um lema em sua vida: a honestidade e a competência a serviço do próximo.
Aos 18 anos de idade, conseguiu seu primeiro emprego oficial na Prefeitura Municipal de Botucatu (1956).
Sempre muito dedicado ao que fazia, Bacchi foi realizando uma carreira muito proveitosa, procurando aprender cada vez mais.
Exerceu os cargos de Chefe da Seção de Lançadoria, Diretor Administrativo nos governos de Antonio Jamil Cury, Joel Spadaro.
Assessor Técnico Especial de Gabinete no Governo de Antonio Jamil Cury.
Foi funcionário por mais de 39 anos, destacando-se como responsável pela Implantação do Sistema Previdenciário da Prefeitura de Botucatu, representante autorizado do INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) na cidade de Botucatu, responsável pelo Cadastro Geral do município, pela implantação e diagramação dos carnês de IPTU de Botucatu, por inúmeros estudos sobre melhoria do funcionalismo público municipal, Bacchi era capaz de listar cada Rua, Avenida ou Bairro de Botucatu mentalmente.
O sistema de computação da Prefeitura de Botucatu foi inteiramente instalado por ele e com isso os talões de impostos passaram a ser gerados na própria Prefeitura, evitando um gasto exorbitante com outras empresas de fora.
Foi membro da Loja Maçônica “Guia Regeneradora de Botucatu” e da Associação dos Funcionários da Prefeitura Municipal de Botucatu.