8680 - N.R. - ARQUIVO PARA QRCODE DOS TÚMULOS DOS PINHEIRO MACHADO - 275 PÁGINAS.pdf
8680 - N.R. - DADOS DE DONA IZABEL FRANCO DE ARRUDA E O CORONEL CAETANO DA CUNHA CALDEIRA - TEMÓ DE DANTE GENTE DE HOJE - ARTIGOS 54 E 55.pdf
19 - 8680 - RELAÇÃO DOS 48 NOMES E JAZIGOS DOS PINHEIRO MACHADO NO CEMITÉRIO PORTAL DAS CRUZES DE BOTUCATU-SP.pdf
Clodoaldo Caldeira,
Praça Recreio do Hawai – Lei Nº 2.908 de 19/10/1989
Nasceu em Botucatu no dia 1o de dezembro de 1899, à rua Cesário Alvim, hoje João Passos, onde está localizada a sede do Botucatu Tênis Club.
Foi neto de dona Isabel Arruda, a qual fez doação de terreno para a construção da Santa Casa de Misericórdia. Clodoaldo, formou-se Economista pela Escola Mackenzie, trabalhou no London Bank, foi fiscal de imposto de consumo, hoje Agente Fiscal Federal.
Foi o primeiro jogador de Botucatu a defender a Seleção Brasileira e Paulista, sendo também o primeiro integrante do Scratch brasileiro a ir à Europa, o qual foi apelidado pela imprensa como Paredão de Aço.
Clodoaldo Caldeira jogava pelo Paulistano, fazia parte do Conselho Deliberativo e foi treinador do São Paulo F.C. Em 1970 foi homenageado pela Diretoria do São Paulo e recebeu das mãos do jogador Gerson (ex-campeão do mundo) uma taça de cristal escrita em ouro; uma revista em 1973 publicou um artigo onde dizia que Clodoaldo também foi rei.
Na sua carreira esportiva recebeu muitas medalhas de ouro. Foi fundador da Associação Atlética Botucatuense e um dos seus melhores jogadores.
Foi homenageado pela AAB com o título honorário por serviços prestados à diretoria dessa agremiação.
Clodoaldo Caldeira faleceu em São Paulo no dia 28 de maio de 1988, aos 88 anos de idade. Seu sepultamento se deu no cemitério da Consolação.