Petrarca Bacchi, Avenida Vila Maria – Lei Nº 13 de 17 de julho de 1941.
Petrarca Bacchi nasceu em Brescello, província de Reggio Emilia, Itália, em 13 de novembro de 1867. Era filho de Domingos Bacchi e da Sra. Maria Sommi Bacchi.
Em 1896 sob as ordens do general Baratieri fez a campanha da Abissínia(*).
Em 1898 veio para o Brasil passando a residir na cidade de Sorocaba. Nesse mesmo ano transferiu-se para Botucatu.
Em 1901 contraiu núpcias com a Sra. Maria Petry. Desse consórcio teve os seguintes filhos: Domingos, Sidraco, Hermínio, Jacob, Américo e Anita.
Em segundas núpcias casou-se com a Sra.Elvira Grazini e deste casamento são suas filhas Mariana e Marina.
O Sr. Petrarca Bacchi iniciou suas indústrias com um moinho de fubá no local denominado de Salgueiro, isto é, no começo da Rua Amando de Barros; transferiu-se depois para o moinho do Russo.
Em 1909 localizou-se na Avenida Floriano Peixoto, primeiramente com uma máquina de arroz. É esta a origem do grande parque industrial.
Da maquina de arroz o Sr. Bacchi instala um pastifício, depois a serraria, maquina de beneficiar algodão e café, cerveja, fabrica de gelo, sabão, fiação de algodão, a Usina Hidro-Elétrica (que alimentava suas industrias e fornecia para grande parte de Botucatu) e, finalmente, uma fabrica de chapéus.
Cerca de 400 empregados trabalhavam nas Industrias Bacchi. Trabalhador infatigável ergueu, neste município, uma das colunas extraordinariamente vigorosas da industria botucatuense: as Industrias Petrarca Bacchi conhecidas em todo continente sulamericano e na Europa. Inteligente, dono de esplendente visão comercial colocou-se em nível às fortunas mais sólidas do Estado;
O 1o Ciclo industrial de Botucatu teve como seu maior expoente, o Sr. Petrarca Bacchi. Faleceu no Sanatório Esperança em São Paulo, no dia 1o de março de 1940, sendo sepultado em Botucatu.
Obs: (*) Na Guerra da Itália contra Absínia foi o primeiro combate onde a aviação foi utilizada.