Nasceu a 16 de abril de 1910 em Botucatu, filho de Luiz Cagliari e de Dona Josepha Fernandes; aviador formado pela Academia Aérea da cidade de São Paulo .
Casou-se com a Sra. Ada de Marchi Cagliari e teve cinco filhos : Wilma, Marilena, Luiz, Arlete e Mara.
Com a fundação do Aeroporto de Botucatu no dia 14 de outubro de 1954, construiu um hangar onde passou a colaborar com o crescimento aéreo.
No ano de 1954 projetou a primeira iluminação da pista do aeroclube.
Possuía o serviço de Táxi Aéreo onde conduzia pessoas por todo o País.
Em seus retornos, usufruía de seu próprio projeto, já que a volta quase sempre ocorria no período noturno.
Foi Instrutor da Escola de Pilotos, onde brevetou turmas com aproximadamente 60 alunos, capacitados como pilotos, no qual houveram vários destaques: Luis Conrado Cagliari, seu filho e aluno, atingiu o grau de comandante de vôos e era piloto de aviões de grande porte.
Luis Conrado Cagliari Filho, seu neto e também aluno e comandante de vôo e atualmente classificado como um dos melhores pilotos da TAM Transportes Aéreos, onde trabalha há aproximadamente 6 anos, na cidade de São Paulo.
Alcides era conhecido também por suas habilidades realizadas com seu avião Cessna 170, onde destacou um vôo rasante sob a ponte de Barra Bonita.
Faleceu aos 77 anos no dia 28 de novembro de 1987. Diante de tanta dedicação em prol da melhoria do Aeroporto de Botucatu, muitas homenagens foram prestadas a ele.
Como exemplo, podemos citar a estrada que liga a Rodovia João Hipólito Martins ao Aeroporto Municipal Tancredo Neves, recebeu o nome de Alcides Cagliari, sendo escolhido por unanimidade por todos os pilotos e funcionários que fizeram parte do aeroclube.
Homenagem do MUSEU A CÉU ABERTO "PORTAL DAS CRUZES" Curador: Prof. José Sérgio Turriani Marques