Maria Anna Moscogliato nasceu em Botucatu aos 23 de maio de 1927 e faleceu em Botucatu, dia 07 de janeiro de 2016, aos 88 anos de idade.
Foi professora, historiadora, colecionadora, acadêmica e vice-presidente da Academia Botucatuense de Letras (ABL).
Maria Anna era uma das mais queridas e carismáticas acadêmicas de Botucatu com uma extensa folha de serviços prestados à Botucatu, principalmente, nas áreas de educação e cultura.
Seu passamento está sendo bastante comentado nas redes sociais por pessoas ligadas diferentes segmentos sociais que lhes prestam a última homenagem.
Maria Anna Moscogliato
Maria Anna Moscogliato nasceu em Botucatu, filha de Vicente Moscogliato e Ida Varoli, descendentes de imigrantes italianos.
Seus pais residiram durante grande parte de suas vidas na Rua Curuzu, 867, onde os filhos, Mercedes, Elda, Antonio Maria, Fausto e a própria Maria Anna cresceram.
Mudaram-se nos anos 50 para a casa da Rua General Telles, onde atualmente residia.
Formada professora primária pela Escola Normal Oficial de Botucatu, aos 18 anos, passando a ministrar aulas de história e geografia no cursinho preparatório aos exames de admissão ao ginásio, então uma constante, dado à escassez de vagas para o Ginásio (atual segundo ciclo do fundamental).
Em 1951 começou a trabalhar na Delegacia Regional da Fazenda (antigo “tesourinho”), onde foi efetivada em 1954. Em 1970, com o fim da Divisão Regional Administrativa de Botucatu, sua repartição foi transferida para Bauru, onde veio a aposentar-se em 1985.
Como falou ao Jornal Mulher, em matéria especial, de 12 de dezembro de 2008, “disponho de uma parte de meu tempo dedicando-me a colecionar documentos e retratos que se relacionam com a história de Botucatu.
Sua participação social continuava intensa: fez parte do Grupo Convivium de Dona Elvira Marins (esposa do romancista e membro da Academia Paulista de Letras Francisco Marins), atuava no Centro Cultural de Botucatu (órgão fundado em 1942) como membro do Conselho Fiscal e foi empossada como membro Honorário da Academia Botucatuense de Letras.
Sua modéstia não lhe permitia afirmar que se transformou no principal centro colecionador de imagens e textos de Botucatu.
Sua casa sempre foi uma referência para todos quantos desejam iniciar uma pesquisa ou encontrar o caminho para achar um personagem, uma partitura musical, um veio cultural de nossa cidade, seja ele qual for.
Maria Anna também editou um livro com base em material coletado por seu irmão, prof. Antonio Maria Moscogliato: Na velha DRCT (Diretoria Regional dos Correios e Telégrafos) de Botucatu – Memórias de um ex-carteiro.
Um material cuidadosamente guardado que mostra alguns aspectos das atividades dessa Instituição enquanto em Botucatu. Fotos de muitos dos funcionários da DRCT concluem valioso trabalho.
“Homenagem do Museu a Céu Aberto Portal das Cruzes” Curador: Prof. José Sérgio Turriani Marques