José Carlos Fortes nasceu em Botucatu aos 03 de dezembro de 1924.
Foi gráfico do Monitor Diocesano, órgão impresso da Diocese de Botucatu, onde trabalhou até aposentar-se.
Foi casado com Natália Camargo Fortes e tiveram dois filhos:Antonio José Camargo Fortes e Edson Luis Camargo Fortes.
Servia a Deus como Diácono na Paróquia de São Benedito.
Ao falecer sua esposa, foi convidado a concluir o curso de sacerdote e foi ordenado Sacerdote.
Serviu em várias igrejas e capelas, fazendo questão de pregar sempre uma palavra de conforto, carinho e incentivo às pessoas que se encontravam deprimidas.
Conheci o José Fortes gráfico com uns 15 anos trabalhando no Monitor Diocesano e frequentei suas missas na Capela São Judas, no Jardim Aeroporto.
Tinha-o como a um irmão e ele sempre nos demos muito bem. Era um Santo vivo.
Faleceu em 30 de junho de 2013. Descanse na Paz do Senhor.
A Arquidiocese se despede de Padre José Carlos Fortes
Ontem a noite, por volta das 21h recebemos a triste notícia do falecimento do presbítero Fortes.
Um homem que dedicou a sua vida pela Igreja Particular de Botucatu.
Auxiliou em muito na Pascom antes mesmo dela existir com as edições do Informativo Arquidiocesano O Monitor na década de 1940.
Também auxiliou a Arquidiocese no serviço do culto divino e missionariedade na Comunidade Paroquial de Pratânia por 18 anos exercendo o primeiro grau do Sacramento da Ordem (diaconato permanente) e depois a partir de 2000 na Paróquia São Pio X, no Jardim Reflorenda em Botucatu.
No dia 13 de Agosto de 2004, Dom Aloysio José Leal Penna, preside a sua ordenação Presbiteral concelebrada por Dom Vicente Marchetti Zione e Dom Antônio Maria Mucciolo, arcebispos eméritos os quais o até então Diácono Fortes auxiliou no exercício da diaconia.
Padre José Carlos Fortes, deixa muitas saudades no coração daqueles que o conheceu e conviveu com ele. Assim como deixa um grande legado de bons exemplos e fidelidade à Igreja e aos presbíteros que o conheceram e puderam partilhar com ele as alegrias desse ministério.
Na semana passada Padre Fortes passou por uma cirurgia no estômago e veio a falecer na noite deste domingo, dia de São Pedro e São Paulo, apóstolos. Na intercessão dos mesmos apóstolos, que deram a sua vida por Cristo, entregamos à Deus esse nosso querido sacerdote, que Deus o acolha na glória de seus santos que o serviram na terra.
Padre Fortes está sendo velado na Paróquia São Benedito em Botucatu e a missa exequial de corpo presente será logo mais às 15h na mesma Igreja.
Descanse em Paz Padre Fortes, nossa Arquidiocese agradece a Deus o dom da sua vida e do seu ministério, que, foi fecundo na semeadura e nos frutos. Obrigado Padre Fortes pelo seu sim a Deus que auxiliou a tantos a conhecerem melhor esse Deus que ama a todos.
“Homenagem do Museu a Céu Aberto Portal das Cruzes” Curador: Prof. José Sérgio Turriani Marques