José Silva, mais conhecido como “Zico” nasceu em 11 de dezembro de 1916 na cidade de Piracicaba (SP), filho de Alípio Silva e Iracema Moreno Silva.
Aos quatro meses de idade veio com a família para Botucatu, da cidade de Piracicaba, onde fixou residência por toda a sua vida.
Começou a trabalhar aos oito anos de idade, nas seguintes atividades: Entregador de pacotes na Farmácia do Sr. Cariola (Bairro da Estação); aos 13 anos, em 1929 ingressou, como funcionário, na antiga Estrada de Ferro Sorocabana, e ali permaneceu durante 30 longos anos, exercendo os mais variados cargos de Escritório.
Exerceu a função de Administrador de Propriedade Agrícola em Rubião Junior, após sua aposentadoria; a convite foi Chefe de Gabinete na gestão do Prefeito Amaral Amando de Barros.
Foi Diretor Administrativo, da Santa Casa de Misericórdia, por mais de 20 anos.
Foi casado com a Profa. Nazareth Amorim Silva, com a qual teve quatro filhos:
José Airton;
Maria Cecília,
Osvaldo Roberto e
Paulo Sergio,
que lhe deram sete netos e um bisneto.
José Silva era o nome de batismo, desde cedo apelidado de “Zico”, tendo por característica esse apelido ser sempre acrescido da função que desempenhava: Zico da Farmácia; Zico da Sorocabana; Zico da Prefeitura e finalmente o apelido que mais ele apreciou, e mais se identificou:“ Zico da Misericórdia”.
A sua atuação na Santa Casa de Misericórdia, era sempre voltada ao atendimento às pessoas mais necessitadas e humildes, o que lhe valeu o reconhecimento da população através do carinho com o qual era tratado e respeitado.
Tinha tráfego fácil com as mais diferentes áreas profissionais e políticas da cidade, do que se valia para prestar auxílio às pessoas carentes que recorriam à Santa Casa de Misericórdia.
O grande feito de José Silva (o Zico ), foi o de oferecer um atendimento humano às pessoas que recorria à ele. Foi homem dedicado às causas dos desafortunados, criando possibilidades de receberem atendimento médico e hospitalar.
Tanto amava a Santa Casa de Misericórdia, que não tinha horário para lá comparecer, sempre o fazendo em função das solicitações que eram feitas.
E a alcunha de “Zico da Misericórdia” enfatizava que ele era voltado à prática constante da Misericórdia, dentro da sua possibilidade de atuação. Profissional dedicado, humilde, dinâmico, de relacionamento fácil e atuante em causas sociais e políticas.
José Silva faleceu no dia 05 de junho de 2001, em Botucatu, aos 85 anos e 6 meses.