Roberto Caricati, o “Carica”, como era conhecido, nasceu em Botucatu aos 04 de maio de 1945. Era filho de Francisco Caricati e Maria Areias Caricati.
De estatura baixa, olhos e cabelos castanhos, apesar de apresentar ser muito sério era muito brincalhão e tinha muitos amigos.
Frequentou o grupo escolar “José Gomes Pinheiro” e o ginasial no Instituto de Educação “Dr. Cardoso de Almeida” e o Ginásio Diocesano Nossa Senhora de Lourdes, atual La Salle.
Desde pequeno relacionava-se muito bem com todos. Foi lobinho e depois escoteiro quando o Monsenhor Melhado de Campos organizou o Grupo de Escoteiros “Padre Anchieta”.
Aos 12 anos de idade, em 1957 perdeu o pai.
Aos Dezesseis anos começou a trabalhar na Cúria Diocesana, emprego arrumado pelo padre Silvio Dario a pedido do professor João Queiroz Marques.
Na Cúria mantinha amizade com todos os padres principalmente o padre Rui e com o senhor Arcebispo Dom Henrique Golland Trindade.
Gostava muito de esporte e fazia, com muita dedicação ginástica de solo, natação e beisebol.
No ano de 1964 serviu o Exército Brasileiro, fazendo parte do TG 02-123 de Botucatu.
Faleceu no dia 23 de agosto de 1964 vitima de um pavoroso desastre quando voltavam de Avaré onde tinham ido defender o nome de Botucatu em um jogo de beisebol e vibravam a vitória.
Seu caixão foi coberto pela Bandeira Brasileira e desceu saudado pelos companheiros atiradores.
TIME DE BEISEBOL DA COMISSÃO CENTRAL DE ESPORTES DE BOTUCATU - FOTO TIRADA POR OCASIÃO DOS JOGOS ABERTOS DE 1964 EM LENÇÓIS PAULISTA
José Sérgio Turriani Marques, CEO de NOMESRELEVANTES homenageia o amigo, vizinho e companheiro de farda e esporte (beisebol), Roberto Caricati. Saudades eternas dos amigos e familiares.