Rua Vila Rodrigues Alves – Lei Nº 796 de 28/08/1959
Nasceu em Cargala, Pontremoli, na Itália aos 26 de julho de 1885.
Filho de José Pedretti e Maria Varolli Pedretti.
Com poucos meses de idade veio para o Brasil e, especialmente, para Botucatu; e daqui saiu, de volta à Pátria, duas vezes, uma quando menino, para estudar e outra, para combater na Primeira Guerra Mundial.
Foi figura marcante em Botucatu.
Dono da premiada “Tipografia Comercial” na rua Curuzu, 127, fazia todos os serviços do ramo, foi premiada, pela excelência de seus trabalhos, numa grande exposição internacional do Rio de Janeiro. A Tipografia Comercial era, na época, o ponto de reunião dos intelectuais da cidade e, em particular, dos estudantes da recém criada Escola Normal que ali imprimiam a revista “O Normalista”, hoje um documentário de inexcedível valor para a história cultural da cidade.
Imprimia jornais. Militou na imprensa local, tendo fundado, em 1931, com João Thomaz de Almeida, o “Jornal de Notícias”, do qual era Gerente, que em 1935 se transformou na “Folha de Botucatu” sob a direção de Pedro Chiaradia.
Fundou, também, o “IL MOCOLLO” jornal humorístico editado em italiano. Trabalhos nos jornais italianos, onde punha a ferver a laboriosa e grande colônia.
Lutou na primeira grande guerra.
Foi representante comercial, até morrer.
Pertenceu à União dos Viajantes Italianos, transformada, depois, em União dos Viajantes e Corretores Comerciais e ao 2o Quarteirão de Amigos com sede nesta cidade.
Pertenceu ao Partido da Mocidade e ao Partido Democrático.
Durante a epopeia de 1932, recusado para servir na frente de batalha devido à sua idade, colaborou com as autoridades locais na manutenção da ordem na cidade.
Foi elemento de destaque na Sociedade Italiana de Beneficência. Pertencia ao quadro social da Associação Paulista de Imprensa.
Era casado com Edith Maria Varoli Pedretti. Dessa união nasceram os filhos: Profa. Albina, Prof. José Pedretti Neto, Cláudio e Maria Amélia.
Colaborou por muito tempo no “Correio de Botucatu”e “Folha de Botucatu”.
Faleceu numa sexta-feira, a 22 de fevereiro de 1946.