Acácio Castanheira, Rua Jardim Alvorada - Distrito de Rubião Junior –
Acácio de Barros Castanheira, nasceu em Botucatu, em 25 de agosto de 1897, filho de Agostinho Gomes Castanheira e Eva Leopoldina de Barros.
Neto de Joaquim Francisco de Barros, este, primo de Tonico de Barros, pai de Ademar de Barros, ilustre político que por duas vezes governou São Paulo. Sobrinho-bisneto de Domingos Soares de Barros, também político ilustre, um dos convencionais de Botucatu.
O tio Domingos Soares de Barros prestou relevantes serviços à Botucatu, na política e obras sociais.
Acácio Castanheira, de família de ilustres políticos, não se dedicou, porém, ás causas públicas, mas sim, voltado sempre para a vida do campo, foi lavrador e pecuarista.
Casado com Olympia de Souza Nogueira, filha de Joaquim de Souza Nogueira Sobrinho, de tradicionais famílias mineiras; família Souza Pinto, sendo sobrinha-bisneta do Barão de Cocais e família Nogueira do Conde de Baipendi, ambos ilustres mineiros, que legaram à posteridade os valores humanísticos de honradez e dignidade bem como a marca de ilibado e probo caráter.
Acácio Castanheira foi pai de dois filhos: Odete Castanheira de Souza, professora, casada com o jornalista Nelson de Souza, político idealista.
Sempre voltado às causas públicas, foi fundador de orfanatos, asilos, Santa Casa de Misericórdia, e inúmeros feitos públicos de caráter social e político, em Adamantina – SP e em Botucatu no Distrito de Rubião Junior.
Outro filho, Milton de Barros Castanheira, lavrador e pecuarista, como o pai, casado com Terezinha Fernandes Martins, constituiu numerosa e conceituada família.
Acácio Castanheira foi proprietário das terras onde se localiza hoje, a bonita Vila Formosa, em Rubião Junior, daí a ideia de políticos darem seu nome a uma das ruas dessa vila.
Acácio Castanheira foi homem de caráter íntegro, trabalhador e honesto, religioso tornou-se evangélico e muito contribuiu para as obras de evangelização.
Faleceu em 08 de novembro de 1981, aos 84 anos, deixando ao longo de sua existência exemplos imperáveis de um homem de Bem.