Bernardo Augusto Rodrigues da Silva,
Rua Barra Recreio do Capivara – Lei Nº 2.847 de 28/06/ 1989
O Dr. Bernardo Augusto Rodrigues da Silva,casado com Joaquina Roza Gomes Pinheiro Machado, nasceu em 04 de novembro de 1827 e faleceu em Botucatu aos 05 de setembro de 1894.
Bacharelou-se em Direito em 26 de novembro de 1852 pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco(SP); em 18 de abril de 1873, juntamente com Domingos Doares de Barros, Francisco Xavier de Almeida Pires e João Eloi do Amaral Sampaio representaram Botucatu na histórica e celebre CONVENÇÃO DE ITU, precursora da Proclamação da Republica.
O Dr. Bernardo Augusto Rodrigues da Silva muito fez por Botucatu, quer como Advogado, Juiz de Direito e Senador do Império.
Juntamente com Aleixo Varoli, Amando do Amaral Barros, Antonio Joaquim Cardoso de Almeida ( depois cognominado Velho Cardoso), Manoel Theodoro de Aguiar e outros, em 06 de novembro de 1881, funda o Gabinete Literário, talvez o mais antigo clube recreativo de Botucatu.
Assinou a Ata Histórica de 16 de novembro de 1889 da Proclamação da Republica do Brasil.
Foi genitor do Dr. Leonce Augusto Pinheiro da Silva, que também exerceu a magistratura nesta comarca; neto do Capitão José Gomes Pinheiro, fundador da cidade de Botucatu.