Era o terceiro filho do casal Giacomo Caminoto e Joaquina da Rocha Camargo.
O Sr. Giacomo era italiano nato de Oderzo, Província de Treviso e a Sra. Joaquina era natural de Guareí – SP., tendo sido criada em Pardinho.
Orlando Caminoto casou-se com Mathilde Ignácio Caminoto e dessa união nasceram três filhos : Maria Aparecida, Marlene e Orivaldo.
Foi lavrador, barbeiro, comerciante proprietário do Hotel Brasil ( prédio atual da Agência dos Correios na Av. Floriano Peixoto ).
A década de 1940 obrigou o casal Orlando e Mathilde a se aventurar para o novo Eldorado do Café, na região de Santa Cruz do Rio Pardo e Ourinhos.
Voltaram para Botucatu em março de 1947, onde fundaram a Relojoaria Vitória, na Av. Floriano Peixoto , ali permanecendo até 1954, quando mudaram para prédio próprio, sendo uma das relojoarias mais antigas do Estado de São Paulo.
Durante sua vida Orlando Caminoto trabalhou muito por Botucatu, principalmente com os mais carentes, na companhia inseparável do amigo Frei Theófilo da igreja Nossa Senhora de Lourdes.
Saiam ainda de madrugada pelas periferias de nossa cidade distribuindo gêneros alimentícios, roupas e remédios, por quase dez anos.
Depois começaram a primeira reforma completa no Santuário, modificando-o para melhor.
Faleceu em 21 de novembro de 1989, aos 74 anos de idade.