Nelson Dib Saad nasceu em São Paulo, em 23 de maio de 1929, filho de Dib Saad e Marta Farah Saad, tendo um único irmão, Jorge Dib Saad.
Estudou do 1º ao 3º ano do primário no Grupo Escolar de Pardinho. Depois, com 10 anos de idade, mudou-se para Botucatu, para continuar seus estudos no EECA. Estudou aqui até se mudar para São Paulo e concluir o último ano do Colegial no Colégio Anglo Latino.
Cursou então Engenharia Civil na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, onde se graduou em 1953. Ainda em março de 1953, enquanto cursava o último ano de Engenharia, foi contratado como estagiário na Estrada de Ferro Sorocabana.
Ao se formar, foi admitido como engenheiro nas oficinas da Estrada de Ferro Sorocabana, em Sorocaba. Lá, foi Presidente do “Estrada”, o time de futebol dos ferroviários, Estrada de Ferro Sorocabana Futebol Club.
Em 1956, foi transferido para Botucatu, como Inspetor de Tração.
Casou-se com Janete Cury Saad, em 1958, com quem compartilhou intensamente a vida por 58 anos, tendo 5 filhos e 11 netos, formando a família da qual tanto se orgulhava.
Em 1960, tornou-se Assistente do Superintendente em Botucatu e também Presidente da Associação Atlética Ferroviária, onde em pouco tempo realizou importantes medidas, executando reforma do gramado do campo com drenagem, arquibancadas com trilhos e madeiras, torre de iluminação, reforma dos vestiários, quadras de bocha, contratação de técnico e de jogadores para o time de futebol.
Em 1964, tornou-se Superintendente Regional da Estrada de Ferro Sorocabana, em Botucatu. Três anos mais tarde, foi transferido para as oficinas de Sorocaba e foi então comissionado junto ao Departamento de Obras Públicas.
Em 1977, retomou as atividades ferroviárias em Botucatu, tendo sido designado assistente do Gerente Regional da Fepasa.
Tornou-se, em 1980, Gerente Regional da Fepasa, em Botucatu.
Em 1983, alçou o cargo máximo na carreira de engenheiro ferroviário, tornando-se Diretor de Operações da Fepasa.
Aposentou-se, em 1984, como Diretor.
Participou por muitos anos do Lions Clube de Botucatu, tendo coordenado a Festa do Sorvete e a Festa do Guaraná, visando a arrecadação de fundos para entidades assistenciais.
Homem de fé e grato a Deus, ao longo de sua vida foi sempre atuante na Igreja Católica, seja como Congregado Mariano na juventude, seja como dirigente do Movimento de Cursilho de Cristandade, seja no Conselho de Administração da Cúria, seja na Paróquia de São Benedito até sua morte.
Seu constante bom humor, sua forma alegre e cordial de tratar a todos sem distinção, seu orgulho de ser ferroviário e principalmente seu amor e dedicação à família, eram suas características marcantes.
Dados pessoais:
· Nascido em 23/05/1929, em São Paulo
· Filho de: Dib Saad e Marta Farah Saad
· Casado com Janete Cury Saad
· Pai de:
Jorge Antonio Cury Saad
Luiz Henrique Cury Saad
José Roberto Cury Saad
João Carlos Cury Saad
Marta Cristina Cury Saad Gimenes
· Avô de:
Ana Carolina Sanchez Saad
Mariana Sanchez Saad
Ana Beatriz Sanchez Saad
Daniela Mayumi Saad
Ana Paula Naomi Saad
Ana Clara Silvestre Saad
João Pedro Silvestre Saad
Ricardo Vercesi Saad
Gabriel Vercesi Saad
Felipe Saad Gimenes
Marina Saad Gimenes
· Cidadão botucatuense, em 2000
· Falecido em 24/08/2015, em Botucatu
Vida escolar:
· 1º, 2º e 3º anos do Primário no Grupo Escolar de Pardinho
· 4º ano do Primário no Grupo Escolar Cardoso de Almeida – Botucatu
· 1º, 2º, 3º e 4º anos do Curso Ginasial da Escola Normal Cardoso de Almeida, de 1941 a 1944
· 1º e 2º anos do Curso Científico da Escola Normal, 1945 e 1946
· 3º ano do Curso Colegial no Colégio Anglo Latino, em São Paulo, em 1947
· Curso de Engenharia Civil, Turma de 1953, na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – 1949 a 1953