Francisco de Paula Vieira nasceu em 1812, natural do município de Sacramento em Minas Gerais.
Era filho de Vicente de Paula Vieira. Veio para Botucatu com a família onde adquiriu fazenda na região do Araquá.
Homem de grande influência na região, foi quem organizou uma comissão para a construção da cadeia pública na pequena vila que despontava.
Em 1858 com a criação da primeira Câmara Municipal candidatou-se e foi o vereador com maior votação, tendo assumido a presidência da primeira Câmara a reger os destinos de Botucatu.
Coube a Paula Vieira a organização do legislativo botucatuense, tanto que solicitou do governo provincial o envio do Código de Posturas (de 1835 - 1854) para iniciar, junto aos seus pares, a estruturação do município.
Preocupou-se em organizar a arrecadação dos tributos municipais, construção da matriz e da cadeia, solucionar problemas de posse e propriedade das terras públicas e da igreja, abertura e conservação de estradas, dividir as terras da vila em quarteirões, abertura de praças, ruas e travessas.
Sua primeira atitude como Presidente foi enviar relatório ao governo provincial relatando a situação da Vila, principalmente em relação às hostilidades praticadas pelos índios aos sitiantes da localidade.
Exerceu, por volta de 1858, o cargo de Inspetor da Estrada Botucatu – Tatuí.
“Achegas para a História de Botucatu” registra o fato: “Para Francisco Paula Vieira, o progresso seria ativado se a principal estrada de acesso fosse melhorada. Era inspetor da estrada e, ela estava mal conservada.
Pede ao governo: Esta estrada nunca teve cota no Orçamento Provincial, ficou abandonada e os particulares é que tem acudido até fazendo pontes a sua custa como a de Aleluia e Guararapó, entretanto é por onde transita o comércio de Santos a esta Vila...
Durante a sua gestão como Presidente da Edilidade lutou e conseguiu a instalação da primeira agência dos Correios na Vila de Botucatu criada em 1858, tendo como primeiro encarregado José Américo Bressane.
Mandou construir o cemitério municipal, local onde se encontra hoje o prédio do Fórum.
Paula Vieira, influente na política, fez parte do Partido Liberal do qual era chefe o Capitão José Gomes Pinheiro.
Importante dizer que a primeira Câmara Municipal de Botucatu teve maioria liberal, em 1858, quando tomou posse.
Exerce, em 1861 e 1862, o cargo de Coletor de Rendas Públicas.
Coube ao presidente Paula Vieira a organização dos cidadãos que formaram a primeira lista de jurados de Botucatu.