José Miguel Salomão Jardim Peabiru – Decreto Nº 2.950/81
Nasceu no Líbano no dia 25 de agosto de 1904.
Casou-se com Dâmia Gantus Salomão, nascida aos 15 de fevereiro de 1909.
Vieram para o Brasil. Passeport de 28/ 10/1927, chegando em Santos a 18 de dezembro de 1927, a exemplo de tantos outros imigrantes que aqui aportaram, venceu depois de muita luta e teve ao longo de sua vida a marca registrada da dignidade, honestidade e trabalho.
Foram residir em Promissão (SP); a filha Linda ficou no Líbano e aqui nasceram os outros três filhos: Naim, Antonio e Roberto.
Ganatus Tanous (Sr. Antonio) tio Grande como era chamado, irmão de Dâmia, nascido em 04 de junho de 1905, também morava com eles e trabalhava juntamente no comércio.
Faleceu em Botucatu a 11 de janeiro de 1959.
O patriarca da família Salomão, iniciava a vida comercial na cidade de Promissão, nas atividades de barbearia, perfumaria, armarinhos e cereais.
Em 1942 transferiram-se para Botucatu onde os filhos se formaram e continuaram trabalhando.
Em janeiro de 1946, José Miguel Salomão encontrava-se estabelecido na cidade, à Rua Amando de Barros, Nº 1031, com o comércio de secos e molhados e o estabelecimento denominado Casa Central.
Confiando em Botucatu, adveio o progresso, passando em 1978, para Supermercado Central, vindo a associar-se à terceira geração Paulo Roberto Salomão e José Roberto Cezar Salomão (Beto), aliados aos conceitos de modernidade e valorização do consumidor, utilizaram todos os recursos da automação comercial e na ampliação, contando com três lojas na cidade de Botucatu.
José Miguel Salomão, um homem de fibra que suportou com resignação, em triste momento de sua vida, a amputação de uma das pernas e, mesmo assim com galhardia viveu o resto de seus dias vindo a falecer aos 71 anos de idade, no dia 08 de outubro de 1975, sendo sepultado no cemitério “Portal das Cruzes”.
Antonio Salomão
Antonio Salomão, Avenida
Chácara Recreio Boa Vista- Lei Nº 4.974 de 02/10/ 2008
Nasceu no dia 06 de julho de 1930, em Promissão, São Paulo, cidade onde fez seus estudos primários.
Filho de José Miguel Salomão e Damia Salomão, teve como irmãos: Linda Salomão Abdala, Naim Salomão e Roberto José Salomão.
Era casado com Marilena T. Amaral Costa Salomão; pai de Maria da Graça Salomão Spinelli casada com Luiz Fernando de Almeida Spinelli e Virginia Salomão; avô de Rafael Salomão Spinelli e Fabio Salomão Spinelli.
Em 1942 veio com a família para Botucatu, onde completou seus estudos ao mesmo tempo em que ajudava seu pai e seus irmãos na antiga Casa Central, armazém de Secos e Molhados.
Com o passar dos anos, já como sócio proprietário do Supermercado Central, era um empresário atencioso com todos, sempre preocupado com as questões sociais do município, cooperando para as campanhas filantrópicas. Fazia parte do Rotary Club de Botucatu , onde foi contemplado com o prêmio Paul Harris.
Seu Antonio, o Toninho, como era conhecido por toda a população, teve uma história repleta de fatos e situações que fariam muitos desistirem no meio do caminho, mas não foi assim com ele.
Possuía uma força interior, um amor que o fizeram suplantar as dificuldades de ordem física, material ou emocional.
Faleceu em Botucatu no dia 15 de julho de 2002, deixando um testemunho de força, paciência, otimismo, honestidade, amizade e amor.
Damia Tanus Salomão falecimento 06.07 1997
Dâmia Tanus Salomão
Naim Salomão
Naim Salomão,
Praça Vila São Benedito – Lei Nº 3.699 de 07/10/1997
Nasceu em Promissão (SP), em 15 de maio de 1928.
Filho de José Miguel Salomão e Sra. Damia Salomão.
Realizou seus primeiros estudos – primário e secundário – em sua terra natal.
Mudou-se com os pais e irmãos para Botucatu, onde realizou seus estudos de Contabilista.
Era Técnico em Contabilidade, diplomado em 1948, pela Escola Técnica de Comércio “Nossa Senhora de Lourdes”.
Casou-se com a Sra. Ebe Cezar Salomão, e desta união nasceram três filhos:
José Roberto,
Sandra e
Marcio.
Prestou concurso para Agente de Estatística e Banco do Brasil, sendo aprovado com louvor em ambos. Iniciava a carreira de funcionário do Banco do Brasil S/A em Xavantes, admitido em 04 de abril de 1949, sendo removido para Botucatu onde permaneceu até a sua aposentadoria.
Durante vários anos teve efetiva participação, trabalhando nos escritórios da antiga Casa Central, fazendo a Escrita Fiscal da mesma, hoje Supermercado Central, da Firma Comercial Salomão Ltda, onde foi sócio.
Sempre colaborou com as entidades filantrópicas, em campanhas de alimentação e outras. O traço marcante de sua personalidade era a lealdade.
Nain Salomão era admirado e respeitado pelos funcionários e amigos, pois tratava-se de um cidadão leal e justo, que sempre tinha uma boa palavra para todos.
Nain Salomão faleceu em 04 de março de 1995.
Roberto José Salomão
Livro escrito por Ebe Cesar Salomão, esposa de Nain Salomão, contando passagens de sua vida.