Natural de Botucatu, SP, nascida no dia 6 de abril de 1915, era filha de Elias Mariano Barbosa e de Dna. Augusta Sartor Barbosa.
Seu pai, Elias Mariano, foi servidor municipal, funcionando como Acendedor de Lampiões, isso no começo do século 20.
Carmem Barbosa Garcia era Professora Primária, tendo realizado todos os cursos, primário, complementar e normal, no Instituto de Educação Cardoso de Almeida, antiga Escola Normal.
Formou-se Professora na turma de 1934.
Em 1935, trabalhou como substituta efetiva na mesma escola.
Em 1936, ingressou, por concurso como Professora Estagiária, com cadeira no Bairro da Água do Meio, no município de Palmital.
Em 1938, transferiu-se para a Fazenda do Dr. Lúcio Motta, onde permaneceu dois anos, transferindo-se depois por concurso de remoção, para a Fazenda Boa Esperança, onde permaneceu por oito anos, transferindo-se ainda por concurso, para o Curso Primário Anexo à Escola Normal.
Em 1957 foi designada para servir como Diretora do Curso Primário Anexo ao Instituto de Educação “Dr. Cardoso de Almeida”, cargo que exerceu até 25/09/1969, continuando depois, com o cargo de professora primária, até 18 de novembro de 1971, quando se aposentou.
No inicio de 1972, foi convidada pelo ex-prefeito Luiz Aparecido da Silveira, para dirigir e organizar a Escola Municipal de Primeiro Grau “Dr. João Maria de Araújo Junior”.
Carmem Barbosa Garcia era esposa do fotógrafo e ex-vereador Progresso Garcia com quem teve os filhos: Vanice Garcia Lucchiari, Valdivia Barbosa Garcia Guimarães e Progresso José Garcia.