Nasceu em 1889, em S. Lúcido Marina, província de Cosenza (Itália), e foram seus pais Rosina e Pedro Staffa Losso.
Estudou em Nápoles e na Faculdade de Medicina daquela Universidade, diplomando-se em 1915.
Em junho do mesmo ano, com a entrada da Itália na guerra europeia, o Dr. Miguel Losso foi arrolado ao 31o Regimento de Infantaria, com o grau de Subtenente Médico, vindo a seguir promovido ao grau de Tenente e servindo sempre no glorioso exército, até dezembro de 1917, prestando serviços, sucessivamente, no 226o Batalhão de Infantaria e depois no pequeno Hospital de Campo/no 127.
Em janeiro de 1918 foi enviado à Somália Italiana para dirigir o Serviço Sanitário e o Hospital de Merca.
Ali ficou até junho de 1919 e foi promovido a Capitão.
De retorno à Itália, continuou o serviço de médico militar até novembro do mesmo ano, na Enfermaria do depósito do 19o Regimento de Infantaria em Cosenza.
Ao licenciar-se, pelas quatro campanhas feitas, recebeu a Cruz de Guerra.
Na cidade de Cosenza continuou a exercer a sua profissão de médico cirurgião e foi assistente de cirurgia na Casa de Saúde “Agostino Cassini”, sob a direção dos Professores Santoro e Castelani.
No ano de 1922, o Dr. Losso, veio para o Brasil, ficando nos primeiros sete meses no Rio de Janeiro, até que em setembro do mesmo ano, conseguiu obter a revalidada de seu diploma de médico, para o exercício de sua profissão em território nacional.
Mudou-se para Curitiba, no Estado do Paraná, onde durante dois anos prestou serviços de médico consciencioso e humanitário.
Finalmente em 1925, veio para o Estado de São Paulo e fixou residência em Botucatu.
Conseguiu grande clientela, por sua habilidade profissional e pelo seu temperamento de bondade e gentileza.
Fundou, junto com o Dr. Aleixo Delmanto, a Casa de Saúde Sul Paulista, inaugurada em 1928, que num edifício elegante era aparelhada com os mais requintados e modernos instrumentos da ciência cirúrgica e higiênica.
A fama desta providencial instituição sanitária ultrapassou os confins de Botucatu e toda a região e, conseguiu grande clientela também nas outras zonas agrícolas do Estado.
Prestou, durante mais de 45 anos, seus valiosos serviços médicos junto à Misericórdia Botucatuense.
O Dr. Miguel Losso, apesar dos exaustivos serviços na profissão, ainda encontrava tempo para escrever substanciosos trabalhos no campo da medicina.
E todos eles tiveram, na época, grande repercussão, tendo sido mesmo publicados em revistas especializadas.
Foi, por diversas vezes, Presidente da Sociedade Italiana de Beneficência de Botucatu e, Agente Consular da Itália, em Botucatu e região.
Era casado com a Sra. Maria Melluso Losso.
Era colaborador dos jornais “Correio de Botucatu” (1925); “Folha de Botucatu”, “Botucatu – Jornal”, “Jornal de Botucatu” (1a fase).
Faleceu, em Botucatu, a 03 de setembro de 1976.
HOMENAGEM DO MUSEU A CÉU ABERTO "PORTAL DAS CRUZES"