Filho de Sebastião Pinto Conceição e Amélia Paes de Almeida Conceição, de tradicionais famílias Botucatuenses, pioneiras de Botucatu.
Formado Professor pela Escola Normal Oficial de Botucatu, ali exerceu os cargos de Professor de Biologia, secretário e diretor desse estabelecimento.
Formou-se em Farmácia pela Escola de Farmácia e Odontologia de Pindamonhangaba, em 1919.
Bacharelou-se em Medicina pela Faculdade Fluminense de Medicina (1934).
Dedicou quase cinquenta anos de seu profícuo trabalho à Santa Casa de Misericórdia Botucatuense, onde foi, durante muito tempo, o responsável pela enfermaria de homens daquele hospital.
Jornalista, um dos primeiros membros da Academia Paulista de Imprensa, publicou trabalhos durante toda a sua existência, em vários jornais desta cidade, no “Pulso” (Órgão Noticioso da APM) e jornais da região.
Através desses relatos, pode-se conhecer praticamente toda a história de Botucatu e de suas famílias. Historiador, publicou dois livros significativos no estudo da formação dos botucatuenses.
“No Velho Botucatu” e “Botucatu no Setor Sul”, onde relata os episódios da Revolução de 1932, da qual participou na qualidade de Tenente Médico do Batalhão Universitário “Fernão Salles”.
Por seus méritos como Historiador e Folclorista, foi condecorado com as comendas: Vital Brazil, do Governo do Estado de São Paulo, Brigadeiro Couto de Magalhães da Sociedade Geográfica Brasileira e Veteranos da Revolução de 1932, da Sociedade MMDC.
Membro-Fundador da Academia Botucatuense de Letras, cuja cadeira tem por patrono Alceu Maynard de Araújo, que foi seu aluno e grande amigo.
Professor Emérito do Instituto de Educação “Dr. Cardoso de Almeida” e “Instituto Santa Marcelina”. Fundador do Aero Clube de Botucatu, que lhe prestou significativas homenagens durante seus funerais, com aviões sobrevoando o séquito.
Um dos fundadores do Centro Cultural de Botucatu em 1942.
Vereador por muitos anos à Câmara Municipal de Botucatu, onde exerceu sua presidência.
Presidente de honra do Teatro Amador da Escola Normal de Botucatu - TAENCA - e um dos homens que erigiram o prédio próprio da instituição. Sócio-Fundador do Botucatu Tênis Clube, onde exerceu, durante muito tempo, as funções de médico. Historiador.
BIBLIOGRAFIA:
“No Velho Botucatu”, 1956 (edição comemorativa do primeiro centenário da emancipação político-administrativa da terra dos bons ares - 1855/1955) 185 p.
“Escolas Especializadas para Crianças Hospitalizadas” (monografia),
“Tempo de Dante - Gente de Hoje” (série de 100 artigos publicados no “Correio de Botucatu);
“Histórias da Santa Casa”.
Colaborou na revista “A Cruzada” (1928).
Centenas de artigos, versando sobre história de Botucatu, publicados nos jornais:
“Correio de Botucatu”,
“Folha de Botucatu”, “Jornal de Botucatu”,
“Botucatu-Jornal”,
“Gazeta de Botucatu”, etc...
Dr. Sebastião Almeida Pinto foi casado com a Professora Maria Leony Nogueira Pinto (Dona Laly), que tiveram os seguintes 7 filhos:
1- Dra. Ana Maria Nogueira Pinto Quintanilha, Médica Veterinária, casada com José Paulo Quintanilha, Engenheiro Agrônomo, que tiveram o filho José Paulo Quintanilha Junior, Administrador de Empresas.
2- Maria Amélia Nogueira Esteves Pinto, Professora, casada com o Dr. Osiris Esteves Pinto, Médico, que tiveram os filhos Izabela, Médica, Rodrigo, Engenheiro e Fernando, Pianista.
3- Dr. Sebastião de Almeida Pinto Filho (Tiãozinho), Médico, casado em primeiras núpcias com Dra. Sônia Raquel Galvão do Amaral Campos, Médica Oftalmologista, que tiveram os filhos Débora, Advogada e Beatriz, Formada em Artes Cênicas. Em segundas núpcias casou-se com Sandra Coraini Sanches de Almeida Pinto, que tiveram os filhos Clara e Gustavo, Estudantes.
5- José Roberto Nogueira Pinto (Zébão), Engenheiro Agrônomo, casado com Dra.Regina Aparecida Tortorella Pinto, Médica, que tiveram os filhos Maria Emília (Mimi), Renato (Dôdo) e Luiza.
6- Maria Isolina Nogueira Pinto (Shen), Bibliotecária.
7- José Paes de Almeida Nogueira Pinto, Médico Veterinário e Vice-Diretor da Faculdade de Medicina Veterinária Unesp-Botucatu, casado com Yuriko Yanagizawa de Almeida Nogueira Pinto, Professora Bióloga da Unesp-Botucatu, que tiveram os filhos Lucas e Bruno, Estudantes.