O “Fifo” como era carinhosamente chamado por seus familiares e amigos, nasceu aos sete de outubro de mil novecentos e dezenove.
Penúltimo filho dos sete que constituíam a família do casal Adolfo Pardini e Maria Nardini Pardini, da operosa colônia italiana de Botucatu.
Fez ele o Curso Primário na então Escola Normal de Botucatu. Concluiu o Curso Secundário no Ginásio Diocesano “Nossa Senhora de Lourdes”, atual La Salle, desta cidade.
Em 1937 foi para o Rio de Janeiro, onde fez toda sua formação médica, junto à Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil (Praia Vermelha), graduando-se no ano de 1946.
Durante o curso superior, ingressou no CPOR formando-se Aspirante a Oficial.
Serviu durante a Segunda Grande Guerra na 3a RG, como 2o Tenente.
Foi Auxiliar Acadêmico da Assistência Municipal do Rio de Janeiro servindo no Hospital “Miguel Couto”.
Desde os primeiros momentos dedicou-se à Radiologia e ao Laboratório Clinico. Formando-se médico, continuou no mesmo Hospital, especializando-se nessas áreas. Em 1948 instalou-se nesta cidade montando o Laboratório de Analises Clinicas, sendo este o primeiro Laboratório em Botucatu, sob a responsabilidade de um médico patologista clinico.
Concomitantemente era responsável pelo serviço radiológico da Casa de Saúde “Nossa Senhora Menina” do Hospital Regional de Botucatu, e, posteriormente da Santa Casa de Misericórdia de Botucatu.
Dentre suas atividades destacamos os seguintes: Membro da Associação Médica Brasileira; da Associação Paulista de Medicina; Fundador da Seção Regional de Botucatu da APM; da Sociedade Brasileira de Patologia Clinica e Medico Fundador da UNIMED de Botucatu;
Colaborou com o corpo clinico da Santa Casa de Misericórdia local, dando atendimento aos enfermos menos favorecidos do salão comum, daquele hospital; organizou várias jornadas médicas trazendo como palestrantes personalidades, entre elas: Prof. Dr. Dagmar Chaves, renomado ortopedista; e também o Prof. Dr. Zeferino Vaz, Digníssimo Secretario da Educação do Governo do Estado de São Paulo e tantos outros;
Participou ativamente da campanha pró-instalação da Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu, atual UNESP;
Atuou como Chefe de Serviço de Assistência Médica do Instituto Nacional de Previdência Social, no período de 1972 a 1977.
Dentre suas atividades sociais destaca-se sua participação ativa no Lions Club, entidade essa da qual foi Presidente, e onde igualmente exerceu outros cargos, aos quais prestou entusiasmo de sua participação.
Foi também sócio fundador do Clube de Campo “Rio Bonito Campo e Náutica”, do qual também exerceu cargo de Presidente.
Foi ainda Presidente da Associação de Amigos do Condomínio Recreio Vista Alegre, no biênio 1984/1985.
Do seu consórcio com Ana Zanotto Pardini deixou os filhos: Heloisa Maria, Marcelo e Ana Cristina.