Cel. António Alves Pereira de Queiroz, nasce. em Refontoura, distrito de Felgueiras, Conselho de Guimarães da Província do Minho (Portugal), no dia 28.10.1843 e faleceu em Itapeva no dia 09.04.1908.
Com apenas 12 anos de idade, — revestido de verdadeiro espirito de aventura, — embarca em Portugal, no porto de Leixões, por volta de 1856, empreendendo uma demorada viagem de três meses, em barco à velas, desembarcando no Rio de Janeiro, com apresentações de comerciantes exportadores de vinho aos seus patrícios.
A vida do Cel. Queiroz está cheia de realizações pelo engrandecimento de sua terra de adoção, — a bicentenária Itapeva de seus amores, tornando -se vulto de projeção na sociedade da época, sendo alvo do melhor respeito e máximo tratamento, que o acompanharam até o termo de sua jornada terrena.
Em sua homenagem, foi dado seu nome a uma das ruas da cidade.
Atuando em primeiro plano, foi um dos fundadores do tradicional «Gabinete de Leitura Itapevense», cujas primeiras reuniões tiveram lugar na residência de Da Anlalni Oilveira Loureiro, na rua Sant'Ana, tendo da primeira diretoria sido tesoureiro.
Foi um dos fundadores e primeiro venerável da Resp. : Long. : «União e Caridade» .
A fundação da Santa Casa de Misericórdia, por volta de 1896, teve na pessoa do Cel. Queiroz participação ativa e constante, com sua primeira instalação em uma antiga casa da então rua Paissandu, que segundo consta, era de propriedade de José Fideneio Loureiro de Mello, sendo mais tarde transferida para um prédio da rua das Tropas (atual Avenida Cel. Acácio Piedade), adquirida ao Dr. Silveira Moraes com a doação feita pelo farmacêutico José Bazilio de Arauju Ferraz.
Queremos aqui assinalar a contribuição prestada para a reforma e instalação daquele hospital, por D. Olívia Pimentel Marques, que justamente com a profa. Luiza Rezende e outros, no sentido de angariar fundos para sua reforma.
D.a Luiza era professora de piano, que, juntamente com seu esposo, o médico Dr. Virgílio Marcondes Rezende, fundaram o primeiro colégio em Itapeva, o Colégio Americano, que muito contribuiu para a formação artística e cultural das gerações das décadas 1880-1890.
Cedo madrugou-lhes os ideais progressistas e havendo planejado a construção de um Teatro, reuniu companheiros e a obra foi concretizada com a edificação do Teatro Sant'Ana, que por muitos anos foi o ponto de reunião da elite social da velha Faxina, no final do século passado e começo deste, onde se apresentaram artistas como Xisto Bahia, Abílio Menezes, Bela Chilena, Garrara e onde se representavam revistas e operetas.
Foi o primeiro incentivador do plantio de algodão no Município, para o que instalou na Cachoeira, no bairro das Pedras, uma maquina para seu beneficio.
Pertenceu à Guarda Nacional, no posto de Ten. Coronel, tendo prestado assinalados serviços à causa da legalidade ao governo do marechal Floriano Peixoto, durante a revolução federalista de 1893.
Em 1894 - 95. exerceu o cargo de Delegado de Policia de Itapeva.
Gabinete de Leitura de Itapeva
Santa Casa de Misericórdia
“Homenagem do Museu a Céu Aberto Portal das Cruzes” Curador: Prof. José Sérgio Turriani Marques