Maria Jacomino Vendito, mais conhecida por Mariazinha, nasceu em Campos Salles, Distrito de Barra Bonita, SP, em 28 de fevereiro de 1934 e faleceu em 19 de julho de 2017.
Filha de Francisco vendito e d. Palmyra Dinucci Vendito, seus avós paternos foram o sr. Giácomo Venditto e avós maternos Dr. Adolfo Dinucci e d. Maria Spinoza Dinucci. Foi irmã de Adolfo Dinucci Venditto.
Foi casada com Túlio Werner Soares e teve quatro filhos: Mário Soares Neto (Engenheiro Civil), Francisco (Médico), Túlio Filho (Advogado) e Marcus Paulo (Engenheiro Agrônomo). Tem três noras: Márcia, Silvia e Soraia e 8 netos: Túlio Neto (Advogado), Bruna (Publicitária), Pedro Antonio (Engenheiro Químico) e Luiz Felipe, Maria Luiza, Fernando, Gustavo e Bruna, estudantes.
Aluna do Jardim de Infância do Colégio Santa Marcelina, cursou o primário no Grupo Escolar Dr. Cardoso de Almeida e o Ginasial e Normal na Escola Normal Dr. Cardoso de Almeida.
Cursou Língua Inglesa no Instituto Cultural Brasil-Estados Unidos - ICBEU, em Botucatu, onde também foi professora do Curso Básico de Inglês por 2 anos. Foi agraciada com o Diploma de Gratidão por ocasião do Jubileu de Ouro do Instituto, em 2006.
Cursou especialização de Inglês no Centro Cultural Brasil - Estados Unidos em São Paulo. Foi professora de Inglês para crianças de 1965 a 1971 com um curso particular em Botucatu, sendo o pioneiro nessa modalidade.
Curso de piano (até o 4 ano), aluna da Profa. Maria Aparecida Eichemberg Fernandes, d. Dó.
Artista plástica em pintura em tela e madeira, aluna da Profa. Maria Helena Costa Salomão.
Professora substituta no Grupo Escolar "José Gomes Pinheiro" por 10 anos.
Professora de Canto Coral no Grupo Escolar "José Gomes Pinheiro" , sendo Regente de orfeão escolar por 5 anos.
Apresentou, como Regente, a "Concentração Orfeônica" no Botucatu Tênis Clube em 1957, sob a orientação do professor Aécio de Souza Salvador, reunindo 450 alunos dos 6 Grupos Escolares de Botucatu, nessa ocasião.
Participou de movimentos e eventos sociais de Botucatu, contribuindo nas ações e campanhas beneficentes religiosas e de clubes de serviço.
Em 1953 fez parte do grupo de senhoritas da sociedade botucatuense que participou de um Desfile de Modas Beneficente, realizado no BTC, com renda destinada à construção do prédio da "União das Damas de Caridade", em fase final.
Voluntária da União das Damas de Caridade Nossa Senhora de Lourdes de Botucatu desde 1972 (42 anos). Sobrinha de Maria Dinucci Gianella, fundadora da UDC.
Cargos que exerceu na UDC: presidente, vice-presidente, secretária e conselheira.
Cursos de treinamento para voluntários promovidos pela Legião Brasileira de Assistência - LBA, em 1978, 1979 e 1980.
Como Presidente da UDC durante 10 mandatos, participou de encontros, conferências, fóruns, organizados pelas Secretarias Estadual e Municipal de Assistência Social.
Curso de Serviço Social para Capacitação de Voluntários em 2001, na UNIFAC.
Homenageada pela ACIB/CDL/Sincovab/Sebrae com o prêmio "Voluntária do Ano 2001" do projeto Destaque Lojista do Ano, em cerimônia realizada na Estância Natálya, em 28/08/2000.
Conselheira do Conselho Municipal de Assistência Social por 4 anos.
Atual presidente da União das Damas de Caridade Nossa Senhora de Lourdes de Botucatu, cumprindo o mandato de 2013 a 2015.