Fases da Lua

Público-Alvo

Crianças e adolescentes de 9 a 14 anos. Menores que essa idade podem fazer acompanhados dos pais e/ou responsáveis.

Um dia você olha para o céu e vê a Lua toda iluminada, em outros dias ela está iluminada só pela metade e em outros está toda escura.

Por que vemos a lua de diferentes formas? Já parou pra pensar porque isso acontece?

A Lua, único satélite natural da Terra, é certamente o corpo celeste que mais se destaca no céu. Além de despertar grande admiração e encanto, a Lua é um alvo fácil para observação, desde a olho nu até mesmo com telescópio. É objeto de vários estudos e pesquisas, inclusive sobre a relação que exerce sobre plantas, animais e até mesmo nos ciclos biológicos do ser humano, como o sono, por exemplo. Além, é claro, de conhecermos a influência gravitacional lunar que atua sobre as marés oceânicas, as quais variam a cada 6 horas aproximadamente.

No céu, a Lua muda periodicamente sua face iluminada voltada para a Terra, o que nos atrai e cativa ainda mais em observá-la e conhecê-la cada vez mais!

Não sendo uma estrela, a Lua não emite luz própria. Entretanto, a vemos iluminada pois ela reflete a luz proveniente do Sol.

A Lua apresenta três movimentos principais:

  • rotação: em torno do seu próprio eixo

  • revolução: ao redor da Terra

  • translação: ao redor do Sol, junto com a Terra.

Desta forma, assume diferentes posições em relação a Terra e ao Sol. Isso faz com que sua parte iluminada seja vista de diferentes formas ao longo de um ciclo lunar. Então, a lua não muda sua forma. O que muda, é o quanto podemos ver da face da Lua que está sendo iluminada pelo Sol.

Importante destacar que as fases da lua são vistas de maneiras diferentes nos hemisférios sul e norte. Isto acontece devido a inclinação da Terra em relação ao Sol e da Lua em relação à Terra.

Se possível, assista o vídeo produzido pela Nasa que mostra as fases da Lua em intervalos de uma hora ao longo de 2018, conforme vista do hemisfério sul.

O vídeo está disponível no Youtube através deste link: https://youtu.be/zv6zmKcmBf0 . Acesso em: 17 jul. 2020.

Vamos conhecer as fases da Lua?

As quatro fases da Lua vistas do hemisfério sul: nova, crescente, cheia e minguante. Fonte: Elaborado pela Equipe do Parque da Ciência.

Conforme as posições da Lua e da Terra na Órbita solar, temos diferentes fases, cada uma com suas características:

Lua Nova: Acontece quando a Lua está praticamente entre o Sol e a Terra, sendo que nesta fase, a Lua não é visível para as pessoas da Terra, já que a parte iluminada da Lua está para o lado oposto da Terra.

Lua Crescente: A parte iluminada da Lua pelo Sol vai se tornando maior, e a Lua surge no céu com a metade iluminada, enquanto a outra metade está escura. Assim, ela aparece como um semicírculo iluminado, que vai aumentando conforme os dias, até virar uma Lua Cheia.

Lua Cheia: Quando a Lua se encontra em oposição ao Sol. Neste período, as pessoas da Terra vêem um círculo completamente iluminado. Nesta fase, quando o Sol desaparece no poente, a Lua aparece toda iluminada e brilhante. Isso acontece porque nesta fase a luz solar atinge de forma direta a face da Lua que está voltada para a Terra.

Lua Minguante: Após a Lua Cheia, a parte iluminada da Lua vai diminuindo gradativamente, ficando escura.

Chegou a hora da atividade!

Objetivo: Estabelecer as fases da Lua de acordo com suas diferentes posições em relação a Terra e ao Sol.

1. Recorte as imagens relativas às fases da Lua da figura 1.

2. Cole as imagens das fases da Lua (figura 1) de acordo com a sua posição em relação a Terra e ao Sol no esquema da figura 2.

3. Pronto, o ciclo da Lua está completo.

Aproveite para dividir essa experiência com todos de sua casa e compartilhe conosco uma foto nas redes sociais usando a #parquedacienciaemcasa

Figura 1

Figura 2

E aí, já terminou? Assista ao vídeo abaixo para ver se acertou na construção e montagem do ciclo lunar.

VID-20200717-WA0015.mp4