Coronavírus

Público-Alvo: Todas as pessoas a partir de 6 anos de idade, inclusive adultos.

Você já deve ter percebido que o tempo todo a gente escuta falar no coronavírus, né?

Às vezes fica difícil entender o que está acontecendo na sua casa, na sua cidade, aqui no Brasil e no mundo todo, mas é importante saber: o assunto É SÉRIO. Mudou muito a nossa vida em pouco tempo e é por isso que os adultos não param de falar nisso.

Mas afinal, o que é esse tal de coronavírus?

É UM TIPO DE VÍRUS, um micro-organismo tão pequenininho que é quase invisível e a gente só consegue enxergá-lo com lentes de um microscópio. O coronavírus gosta de viver no corpo humano e pode passar de uma pessoa para outra. Isso quer dizer que ele é contagioso.

Esse vírus causa uma doença que se chama COVID-19. Nome bem esquisito, né? E essa doença não é nada legal. A gente fica com tosse e febre e, às vezes, com dificuldade de respirar quando está doente.

No começo, parece até uma gripe comum. Mas a COVID-19, causada pelo coronavírus, ainda é um grande mistério até para os melhores médicos e cientistas… Ainda não existe nem vacina nem remédio para curá-la.

É muito importante aprendermos todas as formas de nos proteger desse vírus perigoso e, assim, cuidar da nossa saúde e da saúde da nossa família e de todas as pessoas que vivem no Brasil.

Como alguém pega coronavírus?

Esse vírus, por ser tão pequenininho, pode ser transmitido pelo ar, através da tosse ou espirro, sem a gente perceber.

Se a gente se abraçar, der as mãos ou beijar uma pessoa que esteja com o vírus, pode se infectar também.

Ele ainda pode ser transmitido se a gente encostar as mãos em algum objeto que esteja contaminado, como telefone, corrimão de escadas, maçaneta de porta e botão de elevador, e depois colocar as mãos nos olhos, na boca ou no nariz.

Disponível em: https://www.saude.gov.br/images/pdf/2020/April/06/Cartilha--Crian--as-Coronavirus.pdf. Acesso em: 21 de julho de 2020.

Que tal fazermos uma experiência para aprendermos como ocorre a disseminação do coronavírus?

EXPERIÊNCIA 1

GLITTER NAS MÃOS

  • Coloque um pouco de glitter ou purpurina em suas mãos.

  • Agora toque nas mãos de outra pessoa e em alguma superfície. O que houve com o glitter? Permaneceu somente nas suas mãos ou se transferiu para onde as mãos tocaram?

Assim como o glitter, o coronavírus também se espalha com facilidade, permanecendo vivo por algum tempo nessas superfícies e podendo contaminar outras pessoas que ali toquem.

Disponível em: https://familia-de-trigo.myshopify.com/products/covid-19-coronavirus-para-criancas. Acesso em: 21 de julho de 2020.

Os vírus que se depositam sobre uma superfície, dependendo das características dessa superfície, podem permanecer viáveis por algumas horas ou até dias.

Eita! Então como é que a gente pode se proteger do coronavírus?

Como ainda não se sabe tudo sobre o coronavírus, a única forma de se proteger dele é tendo alguns cuidados:

Lave as mãos com água e sabão sempre, sempre, sempre. Várias vezes por dia… Tem que esfregar entre os dedinhos, lavar na parte de cima, na parte de baixo, as unhas e os pulsos… quer uma dica legal? Conte até 20 em voz alta ou cante duas vezes a música “Parabéns para você” na hora em que estiver lavando as mãos.

Veja outros cuidados que devemos tomar:

Chegou a hora de uma nova experiência!

EXPERIÊNCIA 2

Nessa experiência vamos aprender a importância de lavarmos as mãos no combate ao coronavírus.

Você vai precisar de:

  • Um prato com água;

  • Orégano;

  • Um copo com água;

  • Um copo com água e detergente.

1º Passo: Separe o prato. Este prato representará o mundo.

2º Passo: Coloque água até a beirada do prato. A água representará as superfícies e o ar que respiramos.

3º Passo: Espalhe bastante orégano sobre água que está no prato. É importante que o orégano esteja espalhado por todo o prato. O orégano representará o coronavírus que está presente no ar e nas superfícies.

4º Passo: Molhe um dedo no copo que está só com água. Agora coloque seu dedo no prato que está com orégano. O que aconteceu? O orégano aderiu ao seu dedo?

5º Passo: Limpe o dedo e agora molhe novamente ele no copo com água e detergente. Coloque novamente no prato que está com orégano. O que aconteceu? O detergente repeliu o orégano?

Com essa experiência podemos concluir que:

Quando usamos apenas a água para lavar as mãos, os vírus não vão embora. Que é necessário utilizar o sabão, pois ele é responsável por matar os vírus. O sabão atua destruindo a camada de gordura e proteína, fazendo com que o vírus perca seu poder de infecciosidade. As moléculas de sabão na água se conectam ao envelope de lipídio e o destróem. As partículas virais são levadas pela água.

Atualmente, com o Coronavírus, é necessário dobrar o número de vezes em que se lava as mãos. Também, é importante lavar direitinho.

Vamos tirar um minutinho para lavarmos bem as mãos!

E se eu sair correndo bem rápido, para fugir do coronavírus? Funciona?

Infelizmente, não... O melhor a fazer neste momento é ficar em casa. Invente brincadeiras, desenhe bastante, faça receitas deliciosas, leia historinhas, pule e dance muito. Existem mil maneiras de se divertir.

Disponível em: https://www.saude.gov.br/images/pdf/2020/April/06/Cartilha--Crian--as-Coronavirus.pdf. Acesso em: 21 de julho de 2020.

Quer aprender uma brincadeira muito legal que ajuda entender tudo sobre o coronavírus?

JOGO - XÔ CORONA!

DADOS PARA CRIAR HISTÓRIAS

Os dados para criar histórias são valiosos para contadores de histórias de todas as idades. Para brincar, deve-se soltar todos os dados e a partir das imagens das faces sorteadas criar a história. Se houver mais que um participante, quem está na vez solta novamente os dados e continua a história. XÔ CORONA! DADOS PARA CRIAR HISTÓRIAS

Este jogo foi inventado por uma professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design (FAUeD) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Com esta versão é possível aprender brincando alguns meios de se afastar do novo coronavírus (causador da COVID-19) e, ao mesmo tempo, espantar o medo e a ansiedade que se instalaram com a pandemia.

É uma brincadeira colaborativa que fica mais divertida a partir da construção em família.

Aproveite e divida essas experiências com todos de sua casa e compartilhe conosco uma foto nas redes sociais usando a #parquedacienciaemcasa

Sua foto, pode aparecer no nosso Instagram.