LÍNGUA PORTUGUESA

Componente Curricular: Língua Portuguesa

Escolaridade: 3 º ano

Campos de atuação: todos os campos de atuação

Prática de linguagem: Leitura/escuta (compartilhada e autônoma).

Objeto de conhecimento: Compreensão da leitura/Reconstrução das condições de produção e recepção de textos

Habilidades: (EF15LP01X) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam e a sua importância no meio/vida social;

Tema: Preconceito, não!

Olá garotada! Vamos refletir sobre um tema muito importante. Você já ouviu falar em preconceito? Racismo?

Assista ao vídeo.

Por uma infância sem racismo!

Campanha faz um alerta sobre os impactos do racismo na vida de milhões de crianças e adolescentes brasileiros e convida cada um a fazer uma ação por uma infância e adolescência sem racismo.

O que você entendeu sobre a campanha?

O objetivo central desta campanha, é fazer um alerta à sociedade sobre os impactos do racismo na infância e adolescência e a necessidade de uma mobilização social que assegure o respeito e a igualdade étnico-racial desde a infância.

O que cada um de nós pode fazer na escola e em casa para erradicar o problema do preconceito e racismo?

maneiras de contribuir para uma

infância sem racismo


Proporcione e estimule a convivência de crianças de diferentes raças e etnias nas brincadeiras, nas salas de aula, em casa ou em qualquer outro lugar.

As escolas são grandes espaços de aprendizagem. Em muitas, as crianças e os adolescentes estão aprendendo sobre a história e a cultura dos povos indígenas e da população negra; e como enfrentar o racismo. Ajude a escola de seus filhos a também adotar essa postura.

Não classifique o outro pela cor da pele; o essencial você ainda não viu. Lembre-se: racismo é crime.

Eduque as crianças para o respeito à diferença. Ela está nos tipos de brinquedos, nas línguas faladas, nos vários costumes entre os amigos e pessoas de diferentes culturas, raças e etnias. As diferenças enriquecem nosso conhecimento.

Textos, histórias, olhares, piadas e expressões podem ser estigmatizantes com outras crianças, culturas e tradições. Indigne-se e esteja alerta se isso acontecer – contextualize e sensibilize!

Valorize e incentive o comportamento respeitoso e sem preconceito em relação à diversidade étnica e racial.

Seria possível uma infância sem racismo? Seria possível termos todas as crianças livres dos efeitos da discriminação racial?

Você já presenciou alguma situação onde uma criança ou adulto foi mal tratado por causa de sua cor, local onde mora, tipo de cabelo?

Denuncie! A discriminação é uma violação de direitos.

Depende de nós!