HISTÓRIA

Componente Curricular: História

Escolaridade: 6º ano

Unidade temática: A invenção do mundo clássico e o contraponto com outras sociedades.

Objetos de conhecimento: Povos da Antiguidade na África (egípcios), no Oriente Médio (mesopotâmicos) e nas Américas (pré-colombianos);

Os povos indígenas originários do atual território brasileiro e seus hábitos culturais e sociais.

Habilidade: (EF06HI08) Identificar os espaços territoriais ocupados e os aportes culturais, científicos, sociais e econômicos dos astecas, maias e incas e dos povos indígenas de diversas regiões brasileiras.

Tema da aula : Usos sociais da cultura material entre os incas, astecas e maias e povos indígenas do território brasileiro

Passo 1: Olá, como vai? Para iniciar nossa aula, tenha lápis, caneta, borracha e seu caderno de história em mãos. Hoje, vamos aprender sobre os povos que habitavam o continente americano antes do contato com os europeus. Vamos estudar os astecas e maias (no atual território do México), os Incas (no atual território do Peru) e diversos povos indígenas que habitavam o Brasil.

Identifique, no primeiro mapa, os povos Astecas e Maias (na região da Mesoamérica), os Incas (na América do Sul). Depois, no segundo mapa, localize os povos Tupi-Guarani, Jê, Aruaque, Cariri, Pano no atual território do Brasil.

Passo 2: Assista ao vídeo com 5 dicas básicas para você entender um pouco mais sobre Astecas, Incas e Maias.

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=v7Wq33In29w. Acesso em: 27 abril 2020.

-Agora, registre em seu caderno qual das 3 sociedades foi a primeira a existir no tempo.

-Depois, registre que tipo de relação de cada um desses povos tinha com a escrita.

Passo 3: Depois de ter identificado onde viviam os povos acima, vamos entender agora como esses povos desenvolveram diferentes objetos e atribuíram a eles diferentes sentidos e aplicações. Vamos iniciar com os Maias e seus amplos estudos sobre os elementos que do céu, ou seja, vamos falar da astronomia entre os Maias.

Leia o texto a seguir.

O esplendor dos Maias

Pela observação do céu, os maias estabeleceram um calendário solar de 365 dias e, mais espantoso, definiram o mês lunar, com apenas 23 segundos de diferença em relação aos cálculos mais modernos. [...] Mais importante para a vida cotidiana era o calendário astrológico, denominado Almanaque Sagrado, que se baseava em um ciclo de apenas 260 dias. [...] Assim como se usa atualmente um horóscopo, o Almanaque Sagrado servia para prever os dias mais propícios para cada atividade humana.

BROWN, Dale. (dir). O esplendor dos Maias. Rio de Janeiro: Abril Livros; Time Life, 1999. P.131. (Coleção Civilizações Perdidas).

-Identifique, no texto acima, os dois tipos de calendários desenvolvidos pelos maias.

-Observe na imagem acima o Observatório astronômico Maia e pense: de que materiais esse observatório foi construído? Qual a sua função observatório?

Passo 4: Trabalhando com fontes históricas. Agora, vamos estudar um pouco dos Astecas, outro povo que habitava a Mesoamérica (atual México). Esse povo possuía uma série de deuses (eram politeístas) que representavam forças da natureza como a chuva (Tlaloc) e o vento (Quetzalcóatl). A principal maneira de nos informamos sobre os Astecas é por meio dos Códices. Observe um trecho do Códice Florentino abaixo.

Agora, responda em seu caderno:

A)Você consegue identificar qual atividade está sendo representada?

B)Identifique também que tipos de instrumentos eram utilizados na agricultura Asteca.

Passo 5: Trabalhando com fontes históricas. Assim como na Confederação Asteca, o Império Asteca também desenvolveu a agricultura e essa atividade também estava diretamente relacionada à rituais religiosos. A diferença é que no Império Inca, o próprio Imperador era considerado um deus e filho do Sol.

Registre em seu caderno.

A) Identifique que tipos de instrumentos eram utilizados pelos Incas na prática da agricultura.

B) Você consegue perceber se homens e mulheres usavam os mesmos instrumentos?

C) De que tipo de material você acredita que esses instrumentos eram feitos?

Passo 6: Trabalhando com fontes históricas. Agora, estudaremos um dos grupos indígenas do Brasil: os Tupis. Os Tupis predominavam nas regiões litorâneas do Brasil e eram divididos em vários subgrupos, como os tupiniquins, tamoios, temininós, tupinambás. O que unia todos esses povos diferentes era um estilo de vida em comum e o fato de falarem a língua tupi. Observe a ilustração abaixo do guerreiro Tamoio Chunhambebe.

-Observe os adornos, armas e vestimentas do guerreiro Cunhambebe:

A) De quais materiais eram feitos?

B) Você acredita que era ele mesmo que fazia esses objetos?

C)O objeto em suas mãos tinha qual utilidade?

Passo 7: Trabalhando com fontes históricas. Nesta última parte, trataremos de mais um aspecto das sociedades tupis. Primeiro, observe a xilogravura abaixo.

Os indígenas acima, de origem Tupi, estavam produzindo uma bebida à base de mandioca: o Cauim. Registre em seu caderno respostas para as questões abaixo.

A) Você consegue notar na xilogravura quais instrumentos eles usavam para preparar a bebida?

B) São homens ou mulheres os responsáveis pelo preparo?