EDUCAÇÃO INFANTIL

Aos pais e/Ou responsáveis

Olá família!

Durante esse período de pandemia em que vivemos e com isolamento social, a rotina de todo mundo ficou diferente e as famílias estão ficando mais tempo em casa.

Para aquelas que possuem crianças, outros desafios também entram em cena:

· como explicar aos pequenos o que está acontecendo?

· como mantê-los em atividades que ofereçam oportunidades educativas e, ao mesmo tempo, preservem a saúde emocional?

É um período que exige muito cuidado, prevenção e paciência. Para as crianças menores, o aprendizado acaba acontecendo de maneira mais livre, durante o dia todo, com a realização de atividades que estimulem habilidades específicas. Para que isso aconteça, os pais devem abrir espaço às brincadeiras que garantam movimentação física.

Uma boa proposta é incluir as crianças na rotina e tarefas da casa. Aproveite esse tempo e desenvolva novos hábitos! Conversem, brinquem juntos, leiam histórias, alimentem-se bem e falem bastante sobre o momento vivido. As crianças compreendem e se adaptam melhor aos desafios enfrentados quando adultos explicam a realidade olhando-as nos olhos, de forma leve e bem descontraída, sem amedrontá-las.

Nesse sentido, a palavra de ordem é “estimular positivamente habilidades e potencialidades.” Olhar para sua criança e oferecer a ela condições para esse desenvolvimento é fundamental.

Com o objetivo de auxiliar as famílias nessa importante tarefa, destaca-se a seguir algumas informações sobre o desenvolvimento cognitivo e neurológico das crianças:

· Do zero aos cinco anos, a criança está desenvolvendo várias habilidades que serão fundamentais para seu aprendizado pelo resto da vida escolar. Entre elas, o desenvolvimento motor, trabalhado na primeira infância com atividades como correr e pular. Estamos falando aqui, da movimentação física, desafios como encaixar formas, equilibrar coisas, contornar obstáculos, jogar bola e até mesmo fazer uma guerra de almofadas.

· Uma competência importante, a linguagem, pode ser trabalhada com o uso de livros e, principalmente com muito diálogo de todos.

A Base Nacional Curricular Comum (BNCC), documento do Ministério da Educação que norteia o ensino no país, cita como objetivo fundamental para o sucesso da aprendizagem durante a educação infantil a promoção de interações e brincadeiras, por meio das quais a criança se desenvolve emocional e cognitivamente.

Sabemos que o vínculo com a rotina escolar é muito importante. Separe de 30 minutos a 1 hora para que a criança, sob sua responsabilidade, desenvolva uma atividade parecida com a realizada na escola. Desse modo, ela preservará esse vínculo tão importante durante esse período em que está em casa, sem a rotina escolar de costume.

Para apoiá-los nessa tarefa, apresentamos ações e proposições de atividades diversas que podem ser desenvolvidas diariamente ou de acordo com a organização familiar de cada um.

Sigamos certos de que este momento é passageiro e em breve estaremos com a rotina restabelecida, pois acreditamos que a escola é fundamental na vida de todo ser humano.

Contem sempre conosco!

“A escola é de todos nós e a educação se faz com muitas mãos e a família é a primeira nessa missão.”