ENSINO RELIGIOSO

Componente Curricular: Ensino religioso

Escolaridade: 3º ano

Unidade temática: Manifestações culturais e religiosas.

Objeto de conhecimento: Práticas celebrativas.

Habilidade: (EF03ER03X) Identificar e respeitar datas comemorativas e práticas celebrativas (cerimônias, orações, festividades, peregrinações, entre outras) de diferentes tradições religiosas e grupos sociais.

PREZADA FAMÍLIA,

NO TERCEIRO ANO DE ESCOLARIDADE, CONSIDERAMOS QUE AS CRIANÇAS JÁ ESTÃO ALFABETIZADAS. MAS SE SUA CRIANÇA AINDA NÃO CONSEGUE LER AS ATIVIDADES E EXECUTÁ-LAS SOZINHA, NÃO SE PREOCUPE, ESTE ANO, É O ANO EM QUE TEREMOS COMO PRINCIPAL OBJETIVO A CONSOLIDAÇÃO DA APRENDIZAGEM DO SISTEMA DE LEITURA E ESCRITA. PORTANTO É DE SUMA IMPORTÂNCIA QUE VOCÊ AUXILIE SUA CRIANÇA SENDO O LEITOR E PROVIDENCIANDO OS MATERIAIS QUE ELA PRECISAR.

NÃO É NECESSÁRIO EXECUTAR TODAS AS TAREFAS DE UMA SÓ VEZ. É FUNDAMENTAL ORGANIZAR UMA ROTINA DE ESTUDO COM ESCALAS BEM ESTABELECIDAS PARA NÃO TORNAR A ROTINA DA CRIANÇA CANSATIVA.

DESEJAMOS A VOCÊS UM EXCELENTE TRABALHO...

Tema: FEstividades

Olá !!! Vamos conversar um pouquinho? Você sabe o que são festividades? Quais festas religiosas você conhece?

Festividades são manifestações culturais presentes em diversas religiões. São comemorações de acontecimentos, personalidades, fatos ou mistérios, de acordo com as convicções de um grupo social.

Vamos viajar e conhecer um pouquinho das festas pelo mundo... Será que você conhece alguma?

Ano Novo - Confraternização Universal

O Dia da Paz Mundial é um dia a ser celebrado pelos "verdadeiros amigos da Paz", independente de credo, etnia, posição social ou econômica.

Nesse dia, as pessoas trocam votos de alegria, de paz e de felicidade para o ano que se inicia.

Na China, a passagem do ano cai no fim de janeiro ou início de fevereiro, porque segue-se o calendário lunar.

Os judeus têm sua celebração de Ano Novo no primeiro dia do mês de Tishrei, primeiro mês do calendário judaico .

Para os islâmicos, o Ano Novo cai em maio, ocasião em que o profeta Maomé deixou a cidade de Meca e se estabeleceu em Medina.

Carnaval

Em geral, o carnaval tem a duração de três dias - os dias que antecedem a Quarta-feira de Cinzas.

O carnaval ocorre 47 dias antes da Páscoa, em fevereiro, geralmente, ou em março, conforme o cálculo da Páscoa.

Apesar do carnaval brasileiro ser o mais famoso do mundo, a folia não é uma exclusividade. Todos os países, cada um ao seu modo, vivem essa festa popular.

Páscoa

A Páscoa é um celebração cristã que celebra a Ressurreição de Jesus Cristo. É a maior e a mais importante festa Cristã.

Depois de morrer na cruz, o corpo de Jesus Cristo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu por três dias, até sua ressurreição.

Muitos costumes ligados ao período pascal originam-se dos festivais da primavera. Outros vêm da celebração do Pessach, ou Passover, a Páscoa judaica, que é uma das mais importantes festas do calendário judaico, celebrada por 8 dias e onde é comemorado o êxodo dos israelitas do Egito, da escravidão para a liberdade. Um ritual de passagem, assim como a "passagem" de Cristo, da morte para a vida.

Festas Juninas

Os povos antigos, incluindo as civilizações gregas, egípcias e celtas, comemoravam essa passagem do calendário. Festas regadas com o calor do fogo e comida, eram celebrações à fertilidade e também para pedir por fartura nas próximas colheitas.

Essa mistura entre festas e folguedos recriam até hoje novas práticas culturais. Os rituais foram trazidos principalmente por portugueses ao Brasil colonial; franceses e espanhóis o que deu origem a diversos tipos de celebrações nas diferentes regiões do país.

O convívio entre índios, africanos e europeus fez brotar no país uma série de belas expressões artísticas, como cantorias de viola e cordéis; emboladas de coco e cirandas; xote, xaxado e baião, sem falar nas quadrilhas e forrós.

Dia da Reforma Protestante

O Dia da Reforma Protestante é celebrado pelos Luteranos e outras igrejas cristãs que tiveram como origem, a Reforma Protestante iniciada por Martinho Lutero, no dia 31 de Outubro de 1517.

Em 31 de outubro é comemorado por evangélicos de todo o mundo o dia da Reforma Protestante. O monge agostiniano Martinho Lutero pregou publicamente suas 95 teses na porta da Catedral de Wittenberg (Alemanha).

Martinho Lutero , que restaurou a pregação do evangelho puro de Jesus e da Bíblia, o reformador de uma igreja corrupta. O fato é que ele mudou o curso da história ao desafiar o poder do papado e do império, e possibilitou que o povo tivesse acesso à Bíblia em sua própria língua. A principal doutrina de Lutero era contra o pagamento de penitências e indulgências aos lideres religiosos. Ele enfatizava que a salvação é pela graça, não por obras.

Dia de Ação de Graças

Dia de Ação de Graças é festejado no outono, após a colheita ter sido recolhida, e é comemorado na penúltima quinta-feira de novembro.

Os primeiros dias de Ação de Graças na Nova Inglaterra eram festivais de gratidão a Deus, em agradecimento às boas colheitas anuais.

O primeiro dia de Ação de Graças foi celebrado em Plymouth, Massachusetts, pelos colonos de religião puritana que fundaram a vila em 1620.

Porém, por muitos anos, o Dia de Ação de Graças não foi instituído como feriado nacional, sendo observado como tal em apenas certos estados americanos, como Nova Iorque, Massachusetts e Virgínia. Em 1863, o então presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln, declarou que a quarta quinta-feira do mês de novembro seria o Dia Nacional de Ação de Graças.

Natal

O Natal é a data em que se comemora o nascimento de Jesus Cristo.

Na antiguidade, o Natal era comemorado em várias datas diferentes, pois não se sabia com exatidão a data do nascimento de Jesus. Foi somente no século IV que o 25 de dezembro foi estabelecido como data oficial de comemoração.

As antigas comemorações de Natal costumavam durar até 12 dias, pois este foi o tempo que levou para os três reis Magos chegarem até a cidade de Belém e entregarem os presentes (ouro, mirra e incenso) ao menino Jesus. Atualmente, as pessoas costumam montar as árvores e outras decorações natalinas no começo de dezembro e desmontá-las até 12 dias após o Natal.

Quais dessas festividades você já conhecia? Qual você mais gostou de conhecer?

Atividades

LEMBRE-SE SEMPRE!

Respeitar é aceitar o outro como ele é e suas preferências. Convivemos o tempo todo com a diferença e a diversidade, por isso é importante demonstrarmos respeito pelo outro e buscar a compreensão de diferentes tradições religiosas.

SE VOCÊ FEZ TUDO, PARABÉNS!! LOGO TEREMOS MAIS NOVIDADES!