EDUCAÇÃO INFANTIL

CAMPO DE EXPERIÊNCIA(ce):

ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO

Realça as experiências com a linguagem oral que ampliam as diversas formas sociais de comunicação presentes na cultura humana, como as conversas, cantigas, brincadeiras de roda, jogos cantados etc. Dá destaque, também, às experiências com a leitura de histórias que favoreçam aprendizagens relacionadas à leitura, ao comportamento leitor, à imaginação e à representação e, ainda, à linguagem escrita, convidando a criança a conhecer os detalhes do texto e das imagens e a ter contato com os personagens, a perceber no seu corpo as emoções geradas pela história, a imaginar cenários, construir novos desfechos. O Campo compreende as experiências com as práticas cotidianas de uso da escrita, sempre em contextos significativos e plenos de significados, promovendo imitação de atos escritos em situações de faz de conta, bem como situações em que as crianças se arriscam a ler e a escrever de forma espontânea, apoiadas pelo adulto, que as engaja em reflexões que organizam suas ideias sobre o sistema de escrita .


O macaquinho e o papai macaco - TIa Nadir.mp4

HISTÓRIA: O MACAQUINHO E O PAPAI MACACO

HISTÓRIA, HISTÓRIA, HISTÓRIA...

AGORA, AGORA, AGORA....

Chegou a hora de ouvir com muita atenção, a história que a tia Nadir vai contar (professora da Rede Municipal de Ipatinga, do CMEI Parque das Águas).


VOCÊ GOSTOU DA HISTÓRIA?

AGORA É HORA DE RECONTAR A HISTÓRIA PARA O PAPAI OU PARA MAMÃE, UTILIZANDO O MACAQUINHO ABAIXO. MAIS, ANTES, PEÇA A UM DELES QUE DESENHE O MACAQUINHO OU IMPRIMA PARA VOCÊ COLORIR. E COM AJUDA DELES RECORTE E MONTE, SE DIVIRTA USANDO A CRIATIVIDADE!



FLORISBELO

Ser diferente é um pouco difícil para algumas pessoas, não é mesmo? Nesse livro, a escritora, diretora e roteirista Mariana Caltabiano conta a história do Florisbelo. Ele é um dragão bem especial mas morria de vergonha de ser diferente dos outros. Até que um dia…

https://iguinho.com.br/livro-florisbelo.html

ATIVIDADE

Agora conte para a mamãe ou para o papai: o que achou da história ? Como é para você ser diferente?


3 DICAS PARA PROMOVER O FAZ DE CONTA EM CASA

O segredo não é a quantidade de materiais oferecidos, mas a disposição para entrar no universo criado pelas crianças

Por PAULA SALAS

  1. Não tenha medo de se jogar no faz de conta delas

Valorize as iniciativas, dê atenção. Quando interagimos com as crianças, precisamos tirar essa visão de adulto. Elas gostam quando nos colocamos no lugar delas e nos transformamos em outra criança”.

  1. Crie propostas interessantes, mas sem dirigir a brincadeira

Uma estratégia muito utilizada nas escolas é preparar cantinhos para as crianças explorarem e criarem livremente. “Caixas com diferentes materiais são um convite para brincar”,

  1. Explore os materiais disponíveis

Para construir um grande faz de conta não é necessário ter muitos materiais disponíveis. Muitos elementos podem ser feitos de sucata. É necessário desidealizar a ideia de utilizar muitos materiais e deles serem rebuscados. Um pote de iogurte pode ser uma torre ou uma panelinha, um galho vira uma varinha ou uma espada, um tecido se transforma em um circuito ou um lago na floresta, uma caixa pode se tornar em tantas coisas…

POR QUE ESTIMULAR O FAZ DE CONTA?

A brincadeira simbólica permite às crianças externalizar seus sentimentos e atribuir significados para a sua realidade

O ponto essencial do faz de conta, para que ele se dê em sua máxima potência, é o protagonismo ser da criança. O papel do adulto é de facilitar, estimular e participar na narrativa criada pela criança, mas quem está no centro são elas. O importante é trazer leveza para a rotina das mesmas diante das mudanças promovidas pelo isolamento social, promovendo aprendizagem.