HISTÓRIA

Componente Curricular: História

Escolaridade: 3º ano

Unidade Temática: As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município- Os patrimônios históricos e culturais da cidade e/ou do município em que vive. A produção dos marcos da memória: os lugares de memória (ruas, praças,escolas, monumentos, museus etc.)

Habilidades:(EF03HI04X) Identificar os patrimônios históricos e culturais de sua cidade ou região e discutir as razões culturais,sociais e políticas para que assim sejam considerados, visando preservar e perceber aquilo que estes patrimônios materiais e imateriais revelam sobre a história local e regional.(EF03HI05X) Identificar os marcos históricos do lugar em que vive, compreender seus significados, com vistas à valorização, reconhecimento e preservação.

PREZADA FAMÍLIA,

NO TERCEIRO ANO DE ESCOLARIDADE, CONSIDERAMOS QUE AS CRIANÇAS JÁ ESTÃO ALFABETIZADAS. MAS SE SUA CRIANÇA AINDA NÃO CONSEGUE LER AS ATIVIDADES E EXECUTÁ-LAS SOZINHA, NÃO SE PREOCUPE, ESTE ANO, É O ANO EM QUE TEREMOS COMO PRINCIPAL OBJETIVO A CONSOLIDAÇÃO DA APRENDIZAGEM DO SISTEMA DE LEITURA E ESCRITA. PORTANTO É DE SUMA IMPORTÂNCIA QUE VOCÊ AUXILIE SUA CRIANÇA SENDO O LEITOR E PROVIDENCIANDO OS MATERIAIS QUE ELA PRECISAR.

NÃO É NECESSÁRIO EXECUTAR TODAS AS TAREFAS DE UMA SÓ VEZ. É FUNDAMENTAL ORGANIZAR UMA ROTINA DE ESTUDO COM ESCALAS BEM ESTABELECIDAS PARA NÃO TORNAR A ROTINA DA CRIANÇA CANSATIVA.

DESEJAMOS A VOCÊS UM EXCELENTE TRABALHO...

Tema: Patrimônio histórico

Olá! Que bom você de novo aqui! Vimos no nosso último encontro sobre a influência indígena em nossa cidade. Agora, vamos conhecer um pouco mais das memórias históricas e culturais de nossa cidade.

Observe a imagem.

Estação Memória Zeza Souto - A Estação Ferroviária foi constituída em 1930 para substituir a Estação Pedra Mole. Além de favorecer o escoamento do carvão vegetal produzido na região, propiciava o transporte de passageiros e da pequena produção agrícola local. Oficialmente inaugurada em 1992, localizada na Rua Belo Horizonte, 272 - Centro - de Ipatinga, passou a abrigar atividades culturais e atualmente guarda documentos importantes sobre a história da cidade.

Você conhece esse lugar? Já esteve lá com sua família ou escola ? Sabia que este local é um patrimônio histórico e cultural?

O que é patrimônio? É tudo aquilo que pertence a uma região. É a herança do passado e o que o povo cria hoje.

Existem vários tipos de patrimônio. Vamos descobrir?

Assista ao vídeo.

Disponível <https://www.youtube.com/watch?v=10oTbIenVQ4>acesso em 17 de maio de 2020.

Ipatinga possui uma forte herança histórica e cultural. A cidade possui parques, vários monumentos e atrativos com valor histórico e cultural. Possui um folclore rico e diversificado, com tradicionais manifestações culturais e religiosas, além de lindos artesanatos e uma rica culinária mineira.

Vamos conhecer alguns patrimônios históricos de Ipatinga.

Espaços como Parque Ipanema, Igreja Católica São Vicente de Paula (Igreja do Ipaneminha), Estação Pouso de Água Limpa, Teatro Zélia Olguin e outros.

Igreja Católica São Vicente de Paula - Igreja do Ipaneminha.

Ruínas da Estação Pedra Mole - Às margens do Rio Piracicaba entre os bairros Cariru e Castelo.

Pontilhão de Ferro - Ligação Centro e Veneza.

Teatro Zélia Olguin - Cariru.

Grande Hotel Ipatinga - Castelo

Igreja Católica Nossa Senhora da Esperança - Horto

Parque Ipanema

Academia Olguin - Horto

Um pouco da história de Ipatinga...

  • 1925 - Fundação do Grupo de Congado do Ipaneminha - Fundador: José Gonçalves de Almeida (O Congado do Ipaneminha foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Municipal, por meio do Decreto n.º 3.579, de 03/09/1996).

  • 12/12/53 - Criação do Distrito de Ipatinga, pertencendo ao Município de Coronel Fabriciano, por meio da Lei Estadual 1.039.

  • 19/07/54 - Fundação da Igreja São Vicente de Paula - Ipaneminha - (A Igreja do Ipaneminha foi tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Municipal, por meio do Decreto n.º 3.580, de 03/09/1996).

  • 16/08/58 - Cravação solene do marco inicial da construção da Usina Intendente Câmara.

  • 24/12/59 - Inauguração da Igreja Nossa Senhora da Esperança, no Horto - (A Igreja foi tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Municipal, por meio do Decreto n.º 1.443, de 30/12/1981).

  • 1961 - Inauguração do Grande Hotel Ipatinga - (O Grande Hotel foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Municipal, por meio da Lei n.º 1.762, de 24/03/2000).

  • 26/10/62 - Inauguração da Usina Intendente Câmara – USIMINAS.

  • 29/04/64 - Emancipação político-administrativa de Ipatinga.

  • 03/10/65 - Realização da primeira eleição para cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores.

  • 04/12/65 - Posse do primeiro prefeito eleito no Município - Fernando Santos Coura 4/12/1965 a 13/09/1966.

  • 12/11/82 - Inauguração do Estádio Epaminondas Mendes Brito - Ipatingão.

  • 06/10/94 - Fundação do Teatro Zélia Olguin, na Avenida Itália- Cariru (O Teatro Zélia Olguin foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Municipal, por meio da Lei n.º 1.765, de 24/03/2000).

  • 24/09/98 - Inauguração do Shopping do Vale do Aço e do Centro Cultural Usiminas.

  • 12/06/99 - Inauguração do Complexo Turístico Estação Pouso de Água Limpa – (O Complexo Turístico foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Municipal, por meio da Lei n.º 1.727, de 04/11/1999).

Disponível<https://usiminas.com/wp-content/uploads/hotsites_portal_sap/CircuitoCultural2014/cidades-ipatinga.html>acesso 17-05-2020

SE VOCÊ FEZ TUDO, PARABÉNS!! LOGO TEREMOS MAIS NOVIDADES!